Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sebrae apoia produtores no Prêmio Brasil Artesanal de Queijos

O Sebrae reforça seu compromisso com a agroindústria artesanal ao apoiar o Prêmio Brasil Artesanal – Edição Queijos, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira, 22 de julho, na sede da CNA, em Brasília (DF).

Neste contexto, serão reconhecidos 15 queijos artesanais, divididos em três categorias:

  • Tradicional (maturação entre 30 e 180 dias)
  • Com tratamento térmico
  • Com adições (como condimentos ou aromatizantes)

Para isso, a seleção foi feita em duas etapas: uma avaliação técnica às cegas, com 186 amostras, em seguida, uma votação popular realizada durante a Expovitis 2025. Com isso, os vencedores receberão certificados, prêmios em dinheiro e o Selo de Participação Ouro, Prata ou Bronze.

Queijo artesanal: sabor, identidade e cultura

Desde o leite cru da Serra da Canastra até os queijos de cabra e búfala do Norte e Nordeste, o país reúne técnicas centenárias adaptadas às condições locais. Esse patrimônio cultural e gastronômico tem ganhado espaço no mercado nacional e internacional, especialmente com o apoio de políticas públicas e iniciativas de apoio técnico.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Como o Sebrae apoia os produtores premiados

Diante desse cenário, o Sebrae atua de forma estratégica para fortalecer a cadeia produtiva do leite artesanal. Por meio de diferentes programa, os produtores premiados contam com uma série de serviços que impulsionam seus negócios, como:

  • Consultorias técnicas especializadas em qualidade do leite, boas práticas, rotulagem e inovação, por meio do programa Sebraetec;
  • Capacitações em marketing digital e posicionamento de marca, com o programa UP Digital;
  • Acesso a feiras e eventos estratégicos, facilitando conexões com compradores, chefs, influenciadores e outros produtores;

Além disso, somente em 2024, o Sebrae atendeu mais de 34 mil pequenos negócios da cadeia leiteira, desde produtores rurais até comerciantes de laticínios.

Valorização da produção artesanal

Portanto, mais do que um alimento, o queijo artesanal é expressão de território, cultura, afeto e resistência. Dessa forma, a premiação da CNA reconhece o talento, a originalidade e a história dos produtores. Consequentemente, contribui para a profissionalização do setor e para a valorização dos saberes regionais.

Compartilhe:

Veja também: