No dia 02 de outubro, o Grupo Dia de Arte retoma as apresentações da segunda edição do projeto Dia de Arte para Todos, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal. A proposta da ação, que acontece de forma gratuita, é ampliar o acesso à cultura no município de Ponta Grossa, levando apresentações de teatro a comunidades e instituições rurais.
No mês de julho os espetáculos passaram pela Comunidade Quilombola Santa Cruz e Quilombola Sutil, Ocupação Urbana Ericson John Duarte, MST Emiliano Zapata, APAE e Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT). A ação, que foi bem recebida pelo público, terá outras 10 apresentações na segunda etapa.
Durante o mês de outubro, o Grupo Dia de Arte irá se apresentar para o Colégio Estadual Santa Maria, Escola Municipal Padre José Bugatti, Escola Municipal Armida Frare Gracia, Escola Municipal Lúcia Pacher, Escola Municipal Guitil Federmann, CMEI Profª Lindamara Paciesny e Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG). A programação se divide entre apresentações nas instituições e no espaço do grupo, localizado no bairro Santa Maria.
Além do objetivo de descentralização, o projeto busca promover espetáculos mais inclusivos, com uma equipe de profissionais qualificados em libras e audiodescrição nas apresentações. Dessa forma, a comunicação e o entendimento das peças também é acessível ao público surdo, cego ou com baixa visão. “A acessibilidade foi uma prioridade no projeto, com o objetivo de torná-lo verdadeiramente democrático e inclusivo, reforçando o ideal do projeto de que a cultura é um direito de todos”, destaca David Dias, diretor do Grupo Dia de Arte e proponente do projeto.
Segundo David, levar cultura e teatro para além do centro urbano é essencial, visto que todos têm o direito de acesso à arte e à cultura, independentemente de onde vivem: “A arte tem o poder de conectar pessoas, inspirar mudanças e fortalecer laços comunitários… Garantir que a cultura alcance todos os territórios é um passo importante para construir uma sociedade mais justa, diversa e consciente da riqueza de suas expressões artísticas”, reflete.
Para Michella França, diretora do Grupo Dia de Arte, a realização da segunda edição do projeto é uma forma de reforçar e fortalecer o propósito da ação, e assim, continuar estabelecendo uma conexão da arte com as pessoas. “A importância de levar a arte para todas as pessoas é tão grande, não somente para quem assiste, mas também para nós artistas que temos como um princípio levar algo que reflita, discuta e divirta”, explica Michella.
As apresentações acontecem do dia 02 a 17 de outubro e incluem os espetáculos “Entre o sol e a lua”, “Aí! Sumiram os brinquedos”, “Heróis da Natureza”, “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”, “Memórias”, “Uma aventura no mundo dos livros” e “Querem acabar comigo”.
Cronograma de apresentações
02/10
09h – Escola Municipal Guitil Federmann – Peça: “Heróis da Natureza”
14h – Escola Municipal Padre José Bugatti – Peça “Entre o sol e a lua”
03/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou” (no Espaço Dia de Arte)
07/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “Memórias” (no Espaço Dia de Arte)
09/10
09h – Escola Municipal Lúcia Pacher – Peça: “Uma aventura no mundo dos livros”
14h – CMEI Profª Lindamara Paciesny – Peça: “Ai, sumiram os brinquedos!”
10/10
08h – Colégio Estadual Santa Maria – Peça: “Querem acabar comigo” (no Espaço Dia de Arte)
16/10
09h – Escola Municipal Guitil Federmann – Peça: “Uma aventura no mundo dos livros”
14h – Escola Municipal Armida Frare Gracia – Peça: “Entre o sol e a lua”
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias