O projeto Dia de Arte para Todos, criado pelo Grupo Dia de Arte e produzido pela ABC Projetos Culturais, inicia a segunda edição nesta semana, dia 3 de julho, e segue até outubro deste ano, com apresentações em diversas instituições de Ponta Grossa. A proposta da ação é ampliar o acesso à cultura, levando espetáculos teatrais a áreas periféricas e rurais de Ponta Grossa.
O projeto realizará apresentações para as seguintes instituições e locais do município: Quilombola Santa Cruz, Quilombola Sutil, Ocupação Urbana Ericson John Duarte, MST Emiliano Zapata, APAE, Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT), Colégio Santa Maria, Escola Municipal Armida Frare Graci e Escola Municipal Guitil Federmann.
David Dias, ator, produtor e diretor do Grupo, é o proponente do projeto, o qual avalia como uma ação de extrema importância para o município, uma vez que promove a descentralização da cultura e contribui para a democratização da arte. Com o objetivo, a equipe busca garantir que um público mais amplo possa vivenciar experiências teatrais enriquecedoras, independentemente de sua localização geográfica. “Ainda, o projeto fortalece o sentimento de pertencimento e valoriza a diversidade cultural presente em cada canto da cidade”, expressa o ator.
Além disso, o projeto busca promover espetáculos mais inclusivos, com uma equipe de profissionais qualificados em libras e audiodescrição, tornando assim, a comunicação e o entendimento das peças mais acessíveis ao público surdo, cego ou com baixa visão. Em relação a acessibilidade presente no projeto, David reforça: “esse cuidado visa assegurar que diferentes públicos possam desfrutar plenamente das apresentações, reforçando o ideal do projeto de que a cultura é um direito de todos”.
Segundo Michella França, diretora do Grupo Dia de Arte, as apresentações são além de um entretenimento: “para uma comunidade que não tem acesso a arte, ela transcende, pois não é apenas uma apresentação, o acesso pode ser uma possibilidade de um novo futuro para eles”, reflete. Além disso, Michella destaca que escolheram escolas que fossem próximas a sede do Grupo, assim seria possível criar uma conexão maior entre a arte do espaço e os alunos.
Sobre o objetivo e importância de descentralizar a cultura em Ponta Grossa, Michella explica: “temos como um princípio levar algo que reflita, discuta e divirta, sem isso, a arte se torna vazia, e entregar um pouquinho dela para todas as pessoas acaba sendo uma missão”.
As apresentações começam nesta quarta-feira (03), na Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut), e seguem com uma extensa agenda até outubro, com os espetáculos: “Entre o sol e a lua”; “Aí! Sumiram os brinquedos”; “Heróis da Natureza”; “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”; “Memórias”; “Uma aventura no mundo dos livros” e “Querem acabar comigo”.
O projeto Dia de Arte para Todos foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Confira a agenda completa de julho:
03/07 – Aproaut – 10h e 13h
“Entre o sol e a lua”
04/07 – APAE – 10h e 14h
“Entre o sol e a lua”
12/07 – Ocupação Urbana Ericson J. Duarte – 14h
“Entre o sol e a lua”
13/07 – Comunidade Quilombola Santa Cruz – 10h
“Entre o sol e a lua”
13/07 – Comunidade Quilombola Sútil – 14h
“Entre o sol e a lua”
19/07 – Comunidade Emiliano Zapata – 15h
“Aí! Sumiram os brinquedos”
Com informações de Assessoria de Imprensa.