A conselheira da área do Direito do Grupo aRede, Mariantonieta Pailo Ferraz, ressalta os avanços conquistados por Ponta Grossa em Segurança Pública – leia a reportagem especial aqui. Para ela, por exemplo, a ‘Muralha Digital’ é algo “extraordinário”. Além disso, ela explica o papel importante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) neste processo.
Leia abaixo a opinião na íntegra da Mariantonieta, que também é advogada, professora e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Ponta Grossa:
“Nas últimas décadas, a segurança pública tornou-se uma das principais preocupações da população de Ponta Grossa. Tocar esse tema exige responsabilidade, clareza e, acima de tudo, compromisso institucional. A OAB de Ponta Grossa assume este compromisso para somar esforços, inspirar políticas eficazes e garantir que os direitos da sociedade sejam assegurados.
Dados mais recentes confirmam avanços importantes, a exemplo da queda em 2025, de cerca de 64,5% nos homicídios dolosos em comparação ao mesmo período de 2024.
Foi inaugurado recentemente o Centro de Inteligência e Operações de Segurança no Município, com investimento de aproximadamente R$ 2,95 milhões, reforçando estrutura, monitoramento e articulação entre órgãos de segurança.
VÍDEO
Assista à opinião da conselheira do Direito | Autor: Colaboração.
Esses dados apontam que políticas públicas integradas – com policiamento, investigação, investimento em tecnologia e prevenção – estão trazendo resultados concretos. A ‘Muralha Digital’, por exemplo, é algo extraordinário.
Diante desse cenário, a OAB de Ponta Grossa pode e deve assumir um papel central, pautado em três dimensões.
– A primeira pela voz institucional em propostas técnicas e práticas em prevenção, e alternativas nas causas sociais da violência e situação de rua (drogas, vulnerabilidade juvenil e outros;
– A segunda, mediante proposição de projetos de apoio comunitário, orientação jurídica, cidadania e mediação de conflito;
– Por fim, mediante acompanhamento dos indicadores de segurança pública, cobrando transparência e metas claras, fortalecendo, assim, os poderes e a sociedade civil, sobretudo mediante fiscalização e defesa dos Direitos Humanos.
Por efeito, ainda se observa que os números mostram que Ponta Grossa está no caminho certo. Reduções expressivas de homicídios e melhora nos índices de crimes patrimoniais só ocorrem quando há união entre governos, forças de segurança e sociedade civil. A OAB de Ponta Grossa reafirma seu compromisso de estar ao lado da população, fiscalizar, propor e colaborar – sempre com foco na cidadania, no estado de direito e na dignidade humana.
Que este momento de melhora não seja somente estatística, mas marca de um novo ciclo em que cada cidadão possa viver com mais segurança, esperança e confiança nas instituições. A OAB está pronta para contribuir“.
CONSELHO DA COMUNIDADE – Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.