O eleitor teve, neste sábado (28), mais uma oportunidade de ouvir e conhecer as propostas dos candidatos à prefeitura de Curitiba. A data marcou mais um debate nas eleições municipais de 2024, realizado pela RICTV.
A agenda reuniu seis dos dez candidatos que disputam a preferência do eleitorado da cidade. Participaram do debate: Andrea Caldas (PSOL), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP) e Ney Leprevost (União). O critério adotado pela emissora para definir os convidados foi a representatividade dos partidos no Congresso Nacional, regra de obrigatoriedade definida pela Justiça Eleitoral.
Acesso à educação, transporte, saúde e segurança pública foram alguns dos temas que receberam mais atenção dos candidatos durante o debate.
A uma semana do pleito, eles se concentraram na discussão de propostas, o que foi privilegiado pelo formato do programa, que teve apenas um bloco de embate direto entre os candidatos. Com debate dividido em três segmentos, os outros dois foram marcados por perguntas feitas por jornalistas, que indicaram dois candidatos para resposta, réplica e tréplica.
Andrea Caldas fez boa avaliação do debate, que proporcionou mais tempo para a exposição de ideias e permitiu a diferenciação entre as propostas de cada candidatura.
Para Luciano Ducci, os últimos dias de campanha serão decisivos.
Após o debate, Ney Leprevost falou sobre a reta final de campanha.
Maria Victoria destacou que esse tipo de iniciativa ajuda os indecisos na tomada de decisão sobre o voto.
Luizão Goulart, que tem pouco tempo de propaganda em rádio e tevê, celebrou a oportunidade para ampliar o alcance junto ao eleitorado.
Nas duas horas de debate, o candidato Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito, foi o alvo preferencial dos demais postulantes, tanto nas trocas diretas quanto em críticas à gestão, feitas durante as falas. Ao final da agenda, ele destacou que esta última semana de campanha reserva mais um debate e falou em fortalecer o trabalho junto ao eleitorado.
Os candidatos à prefeitura de Curitiba ainda se encontram mais uma vez antes do domingo de eleições. O último debate do primeiro turno está marcado para a quinta-feira (3) na RPC TV.
Por Cristina Seciuk