Condições climáticas adversas se fazem presentes em partes do país nesta segunda-feira, 11. Há três alertas ativos nesse sentido. Os avisos são referentes às ocorrências de geada, declínio de temperatura e chuvas intensas, conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os três alertas constam na cor amarela. Isso representa “perigo potencial” para eventuais problemas que possam impactar lavouras, a saúde humana e serviços de infraestrutura.
O alerta de geada é restrito à Região Sul. De acordo com o Inmet, o aviso valerá até o fim da noite de hoje. Deve gear no sudoeste paranaense, no oeste catarinense e no norte e noroeste gaúcho.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Risco leve de perda de plantações”, avisa o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Temperatura mínima de até 3ºC.”
Também com previsão de durar durante toda a segunda-feira, o alerta de declínio de temperatura afeta áreas do Sudeste e do Nordeste. O fenômeno ocorre quando os termômetros podem cair, de forma brusca, de 3ºC a 5ºC, o que “representa leve risco à saúde”.
O alerta de declínio de temperatura deste segunda-feira atua em partes de sete Estados:
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Pernambuco;
- Ceará; e
- Piauí.
Há, por fim, o aviso de chuvas intensas. Tal condição atua sobre a metade norte do Amazonas e em boa parte de Roraima, com exceção ao sudeste do Estado. Ativo desde a manhã de domingo 10, o aviso seguirá ativo até as 9h desta segunda-feira.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”, informa o Inmet. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Confira, a seguir, os mapas do alertas de geada, declínio de temperatura e chuvas intensas que constam na previsão do tempo do Inmet para esta segunda-feira.






Leia também: “O intenso frio de julho no Brasil”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste