fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana começa com onda de frio e geada no Brasil

Partes do Brasil encaram alertas climáticos como onda de frio e geada nesta segunda-feira, 12. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem cinco avisos ativos nesse sentido.

O alerta de onda de frio para este início de semana é exclusivo na Região Sul. De acordo com a previsão do tempo, a situação climática vai perdurar até as 11h desta terça-feira, 13, sobre a metade sul do Paraná e em todas as áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“Risco à saúde”, enfatiza a equipe do Inmet. “Temperatura 5ºC abaixo da média por período de três a cinco dias.”

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os três Estados sulistas ainda lidam com alerta laranja (o que representa “perigo”) de geada. Conforme a previsão, a área que abrange o norte gaúcho, o centro-oeste catarinense e o sul paranaense vai encarar, até as 8h de hoje, temperaturas que devem variar de 0ºC a 3ºC. Situação que pode prejudicar lavouras.

Onda de frio, geada e ventos costeiros na Região Sul

Imagem mostra gramado coberto pela geada
Registro de geada em plantação; fenômeno está ativo em partes do Brasil | Foto: Nadine Wuchenauer/Pexels

Há, por fim, um terceiro alerta climático voltado ao Sul do país. De acordo com o Inmet, todo litoral do Rio Grande do Sul e o litoral sul catarinense estão no radar dos ventos costeiros.

 “Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas”, avisa o instituto, ao informar que tal alerta deverá permanecer ativo até as 12h desta segunda-feira. “Movimentando dunas de areia sobre construções na orla.”

Alertas para outras áreas do país

Mulher se protege de onda de frioMulher se protege de onda de frio
Frio segue ativo em mais uma semana | Foto: Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A geada deste início de semana não deve, contudo, ficar restrita ao Sul brasileiro. A previsão do tempo indica a presença do fenômeno climático em partes de outros cinco Estados:

  1. São Paulo (central, extremo sudoeste e norte);
  2. Rio de Janeiro (extremo sudoeste);
  3. Minas Gerais (sul e Triângulo);
  4. Goiás (sul); e
  5. Mato Grosso do Sul (sul).

Ativo desde o início da madrugada desta segunda-feira, o alerta vai durar até as 8h de hoje.

O Inmet também divulga um alerta amarelo, o que representa perigo potencial, de declínio de temperatura — queda de 3ºC a 5ºC. O aviso abrange as faixas sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul e o centro-norte do Paraná.

Leia também: “Qual é a meta de impostos climáticos na agropecuária — Parte 2?”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: