A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta segunda-feira, 14, indica tempo firme — ou seja, sem chuvas — em boa parte do país. Essa condição climática se dará, sobretudo, nas capitais estaduais.
No período matinal, por exemplo, a chuva só se fará presente em duas partes do Brasil. Na primeira, as instabilidades vão se espalhar pela faixa litorânea do sul da Bahia até o Piauí. Já na Região Norte, as precipitações vão ocorrer sobre Roraima, Amapá, noroeste do Pará e metade norte do Amazonas.
Ainda na parte da manhã, a previsão do tempo do Inmet destaca o nevoeiro que atua sobre áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Estado de São Paulo. Tal condição, entretanto, não afeta a capital paulista, que terá um céu claro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Sem afetar nenhuma capital estadual, outro nevoeiro atua sobre partes de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Estado do Rio de Janeiro.


Para a faixa vespertina desta segunda-feira, a previsão do tempo do Inmet reforça o tempo firme na maior área do Brasil. Contudo, as chuvas irão persistir em boa parte do litoral leste nordestino. Além disso, o nordeste do Pará e o norte do Maranhão vão entrar no mapa das instabilidades. Não há, a saber, indicativo de nevoeiro durante esse período do dia.


De acordo com o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, não haverá registro de novos nevoeiros durante a noite desta segunda-feira. Conforme a previsão, o tempo firme vai persistir sobre a maior parte do país.
À noite, a previsão é de chuva somente na faixa leste do Nordeste e em quatro Estados da Região Norte: Amapá, Roraima, Amazonas (metade norte) e Pará (norte e noroeste).


Leia também: “Profeta climático fracassado”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste