A Embrapa Soja, em parceria com associações do setor, realiza nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, em Londrina (PR), o VII Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial de Soja. O evento será presencial e tem vagas limitadas, reunindo cerca de 180 participantes, entre pesquisadores, técnicos, agentes governamentais, especialistas e representantes de indústrias e produtores rurais. Faça parte.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
O seminário terá início nesta terça-feira (19), às 14h, com a conferência de abertura “Perfil e mapeamento da sojicultura no Brasil nos últimos 50 anos: evolução da produtividade, desafios vencidos e o que vem pela frente”, apresentada pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
Durante o primeiro dia também serão discutidos desafios e realidades regionais da sojicultura, com painéis sobre mapeamento da produtividade, cenários de produção e o papel das cooperativas na cadeia produtiva, com participação de Décio Gazzoni (Embrapa Soja), Fabrício Morais Rosa (Aprosoja Brasil) e Robson Mafioletti (Sistema Ocepar).
Dia 20
No dia 20 de agosto, quarta-feira, das 8h às 12h, os debates se voltam ao mercado chinês, abordando barreiras fitossanitárias, critérios de qualidade e aspectos legais da exportação de soja geneticamente modificada (OGM) à China. Participam especialistas como Edilene Cambraia Soares (DSV/SDA-Mapa), Hugo Caruso (DIPOV/SDA-Mapa), Eduardo Leão (CropLife) e Fátima Parizzi (Abiove).
Painel sobre a soja
O seminário também traz o painel sobre geopolítica da soja, discutindo estratégias globais, dependência e protagonismo do Brasil frente à China e à União Europeia. Entre os participantes estão Larissa Wachholz (Cebri/Vallya) e Marina Isadora Barbosa Souza (CNA).
Sobre o evento
O evento é promovido pela Embrapa Soja, em parceria com a Abiove, Acebra, Anec, Aprosoja MS, Aprosoja PR, Ascb, CNA, OCB e Sindirações.