No dia 24 de outubro, a Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), realiza o seminário “Aproveitamento sustentável dos dejetos suínos: aspectos técnicos e legais”. O objetivo é debater soluções, desafios e orientações sobre o uso adequado dos dejetos da suinocultura e seu potencial na geração de biogás e energia como práticas sustentáveis.
A programação contará com palestras de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da empresa Ekodata Tecnologia e Saneamento Ambiental, além de pesquisadores e analistas da Embrapa. O evento também incluirá uma visita técnica à Estação de Tratamento de Dejetos de Suínos (ETDS) e ao Sistema de Compostagem e Desidratação de Animais Mortos (TEC-DAM), instalados na Unidade.
Inscrições e público-alvo
O seminário é voltado a profissionais do setor agropecuário e ambiental, técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), entidades parceiras e produtores rurais. O evento será presencial e as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até 20 de outubro, pelo link forms.gle/uLd76iLXVd8Cg3oPA.
Valdir Ávila, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, afirmou que o evento é uma oportunidade de integrar diferentes agentes do setor em torno de soluções sustentáveis e aplicáveis: “O aproveitamento adequado dos dejetos suínos é um desafio técnico e ambiental que exige conhecimento e cooperação. Nosso objetivo é promover o diálogo entre pesquisa, órgãos reguladores, empresas e produtores para que as tecnologias sejam aplicadas de forma eficiente, garantindo ganhos ambientais e econômicos para toda a cadeia produtiva”.
Realização e contatos
O seminário é uma realização da Embrapa Suínos e Aves e da Agrocon, com apoio de instituições parceiras.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos canais da Embrapa Suínos e Aves:
Mais informações sobre o tema estão disponíveis no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa: www.embrapa.br/fale-conosco/sac/.
Com informações de: embrapa.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.