O Senado definiu, nesta quinta-feira, 17, os nomes que integrarão a comitiva brasileira que vai aos Estados Unidos para negociar o adiamento ou a revogação da tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida norte-americana entra em vigor em agosto.
O grupo tem oito senadores. A proposta partiu de Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), e recebeu apoio unânime no plenário.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na terça-feira 15, a Casa aprovou a criação da comissão externa temporária, com funcionamento previsto por 60 dias. O objetivo é promover interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos.
Comitiva do Senado reúne base e oposição
A viagem está marcada para os dias 29 a 31 de julho. A comissão será composta por:
- Nelsinho Trad (PSD-MS);
- Tereza Cristina (PP-MS);
- Marcos Pontes (PL-SP);
- Jaques Wagner (PT-BA);
- Esperidião Amin (PP-SC);
- Rogério Carvalho (PT-SE);
- Fernando Farias (MDB-AL); e
- Carlos Viana (Podemos-MG)
Trad afirmou que pretende usar as negociações como base para criar um grupo interparlamentar Brasil-EUA voltado à diplomacia econômica.
Em nota, o Senado informou que a missão tem “caráter suprapartidário, institucional e estratégico”. A comissão representará a Casa junto ao Congresso norte-americano.
Segundo o comunicado, o foco será o “diálogo político de alto nível e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica”.