Em meio à intensificação das tensões diplomáticas e econômicas, parlamentares do Senado Federal podem formar uma Comissão Temporária Externa dedicada a fortalecer o diálogo com democracias ocidentais e buscar alternativas diante dos recentes desafios externos e internos.
Um requerimento apresentado pelo senador Magno Malta (PL-ES) propõe que 12 senadores componham o grupo, que terá 120 dias para realizar missões oficiais em países como Estados Unidos e membros da União Europeia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O objetivo, segundo o senador, é reforçar princípios constitucionais e apoiar liberdades fundamentais.
Reação parlamentar à crise e guerra tarifária
Para Magno Malta, é essencial que o Parlamento atue em resposta à crise política nacional e às consequências da guerra tarifária desencadeada pelos EUA, que ameaça causar prejuízos econômicos ao Brasil.
“É papel do Parlamento representar a maioria da população brasileira, que rejeita o autoritarismo e quer o Brasil alinhado às democracias consolidadas”, afirmou o senador em nota enviada à Revista Oeste, nesta sexta-feira, 11.
A proposta também surge em meio a preocupações com o avanço de medidas que limitam a liberdade de expressão no país, como a responsabilização de plataformas digitais pelo conteúdo de usuários, e o aumento de perseguições a jornalistas e ativistas.
Leia mais:
Senador diz que Comissão terá papel estratégico
Para Magno Malta, a comissão será fundamental para restabelecer a confiança internacional, promover o diálogo diplomático e buscar soluções pacíficas para os atuais impasses políticos e econômicos.
“A denominada ‘guerra tarifária’, iniciada por Trump e agravada com as recentes decisões judiciais no Brasil, demanda uma resposta articulada e propositiva”, diz um trecho do requerimento. “A simples retaliação comercial pode não ser suficiente e, em alguns casos, pode até ser contraproducente. É preciso mostrar que o Legislativo brasileiro está atento, comprometido com a democracia e disposto a construir pontes que representem os anseios reais da população brasileira.”

