A senadora Professora Dorinha (União-TO) foi eleita a nova líder da bancada feminina da Casa nesta terça-feira, 8. A escolha foi feita por unanimidade entre as parlamentares que compõem o colegiado. O mandato vai até julho de 2026.
Em seu discurso de posse, Dorinha se comprometeu a trabalhar em prol de todas as mulheres brasileiras, destacando que sua missão será amplificar a voz de milhares de mulheres que frequentemente não têm a oportunidade de se expressar.
+ Câmara tipifica aproximação de agressor, mesmo com consentimento da vítima
“Vou representar cada mulher brasileira que acredita no poder transformador da política”, afirmou. “Vamos trabalhar juntas, porque a nossa voz é também a voz de milhares de mulheres que, muitas vezes, não têm oportunidade de ser ouvidas.”
Dorinha sucede a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), que ocupou o cargo de líder da bancada entre maio de 2024 e julho de 2025. A nova líder afirma que a colega de Casa entrega o cargo “com conquistas importantes, não só o espaço físico”.
“Mas esse espaço vem acompanhado de uma presença e ao mesmo tempo, a nossa responsabilidade de dentro das nossas diferenças partidárias, ideológicas, crenças e bandeiras, entender que temos uma representação que nos compete”, declarou a líder.
Leila entrega o cargo a Dorinha
Ao deixar o cargo, Leila fez um discurso repleto de gratidão e reflexão, Leila destacou os avanços alcançados durante sua gestão, que incluiu importantes vitórias legislativas e o fortalecimento da representatividade feminina no Senado: “Chega ao fim um ciclo intenso e desafiador à frente da Liderança da bancada feminina do Senado Federal”.
Ao refletir sobre os feitos de sua gestão, Leila mencionou a criação do gabinete exclusivo da bancada feminina, inaugurado em abril deste ano, como um dos marcos mais significativos.
“Este gabinete representa, acima de tudo, o protagonismo feminino em movimento”, disse, agradecendo ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP) pelo apoio essencial à realização desse projeto.
A conquista, segundo Leila, é um “símbolo do reconhecimento da importância da atuação feminina nas decisões políticas e no avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].