fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Série Arquivo X estreava em 10 de setembro de 1993, nos EUA

A premiada série Arquivo X estreou na televisão dos Estados Unidos em 10 de setembro de 1993. Criada por Chris Carter, a trama gira em torno das investigações de fenômenos paranormais realizadas pelos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). 

A série se tornou um ícone cultural, conquistando uma base de fãs mundial. Algumas falas memoráveis dos personagens se integraram à cultura pop, como “the truth is out there” (a verdade está lá fora), “trust no one” (não confie em ninguém) e “I want to believe” (eu quero acreditar).

YouTube videoYouTube video

Abertura clássica da série Arquivo X, que estreou em 2002

Enquanto Mulder acredita na possibilidade de vida extraterrestre e em fenômenos paranormais, a cética Scully busca comprovações científicas para as descobertas de Mulder.

Com o tempo, eles se aproximam bastante e desenvolvem uma confiança mútua que culmina em um romance no desfecho da série.

Leia mais notícias de História na Oeste

No Brasil, Record e Fox Brasil exibiram Arquivo X. Depois, o conteúdo entrou para o catálogo da Netflix, que o reprisou pelo canal por assinatura TCM. Atualmente, quem deseja rever a produção precisa assinar a plataforma de streaming Star+.

Leia mais: “Conheça as 5 melhores series de 2024 e saiba onde assisti-las no streaming“

Cinco curiosidades sobre Arquivo X

  • Chris Carter se viu fascinado pelo sobrenatural ao ler uma análise feita pelo professor de Harvard John E. Mack. Nela, Mack discutia a crença de que 3,7 milhões de norte-americanos poderiam ter sido sequestrados por extraterrestres.
  • Atualmente, todos reconhecem que Arquivo X foi um grande êxito. No entanto, em 1993, havia pessoas que previam que a série estava destinada ao insucesso. A revista norte-americana Entertainment Weekly, após assistir a uma prévia da série, a classificou como “um caso perdido”. 
  • Interpretada por Gillian Anderson, a personagem Scully foi concebida para ser a protagonista da série. O criador da série diz que Scully foi o núcleo da série por representar o ceticismo que existe em todos os seres humanos. 
  • Arquivo X contratou vários cientistas em sua produção para garantir a precisão dos dados. Dentre os consultores estavam Anne Simon, microbiologista da Universidade de Maryland, e o irmão de Chris Carter, que era professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Gillian Anderson | Foto: Reprodução redes sociaisGillian Anderson | Foto: Reprodução redes sociais
A atriz Gillian Andreson, que interpretou Dana Scully: protagonista da série | Foto: Reprodução/Redes sociais
  • Há alguns anos, a atriz Gillian Anderson compartilhou que enfrentou duas batalhas para garantir o mesmo salário que David Duchovny. A primeira ocorreu na estreia da série, e a segunda, quando houve a renovação para mais duas temporadas. Isso significa que ela levou três anos para eliminar a disparidade salarial.

Leia também: “Os 30 anos de Friends“, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 233 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: