Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

servidores negam ato contra eleitor no Nordeste

Nesta segunda-feira, 21, servidores da gestão de Silvinei Vasques no comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF) negaram tentativas de impedir eleitores do Nordeste de votarem durante o segundo turno das eleições de 2022.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouve hoje depoimentos de testemunhas dos núcleos 2 e 3 da ação que trata de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Vasques é réu no processo.

Ao negar que recebeu ordens para atrapalhar o petista, o coordenador-geral de Combate ao Crime da PRF na ocasião, Antonio Melo Schlichting Junior, disse que também não houve determinações para “operações direcionadas”. “Ao contrário do que se alega, o nosso objetivo era o de que todos pudessem chegar aos seus pontos de votação”, afirmou. “O efetivo foi posicionado para que não houvesse interrupção de fluxo de tráfego.” A mesma declaração veio de Antonio Vital De Moraes Junior, então superintendente da corporação em Pernambuco.

Posteriormente, Diego Joaquim de Moura Patriota, que ocupava o cargo de superintendente da corporação no Pará, observou que alguns veículos que pararam, entre eles, ônibus, o fizeram em virtude de problemas mecânicos. “De forma alguma houve algum direcionamento de nossas operações”, afirmou.

Funcionário de Silvinei Vasques fala em suposto desvio de operações

PRFPRF
Vasques é acusado de interferir no resultado das eleições | Foto: Reprodução PRF

Alexandre dos Santos Lopes, da corregedoria da PRF, também testemunhou na ação penal. Segundo ele, à época, foi necessário abrir um processo para investigar o que seria uma operação da corporação para impedir que eleitores de Lula chegassem aos locais de votação no segundo turno das eleições de 2022.

Lopes afirmou que a análise identificou “inconsistências” em relação aos números de fiscalização de ônibus em cinco Estados, porém, seria necessário realizar novas diligências.

Leia também: “O malabarismo jurídico da PGR”, reportagem publicada na Edição 278 da Revista Oeste

Confira ainda

Compartilhe:

Veja também: