A vacina BGC, que protege contra formas graves de tuberculose, começou a ser aplicada também nas maternidades do Paraná em agosto. O imunizante faz parte do calendário nacional de vacinação, mas somente 13 maternidades, sendo cinco de alto risco, aplicavam o imunizante antes dos 30 dias. Ao todo, 25 maternidades de alto risco vão disponibilizar a vacina no estado.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Virgínia Dobkowski, explica que a vacina era oferecida, mas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que fazia com que os pais levassem as crianças dias após o nascimento e a iniciativa pretende imunizar as crianças em até 12 horas após o parto.
Em Curitiba são três instituições de alto risco que estão treinando seus profissionais para a aplicação da vacina BCG, são o Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e o Hospital Nossa Senhora das Graças/Maternidade Mater Dei.
Nos primeiros seis meses deste ano, 87% do público-alvo foi imunizado no estado,o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 90%.
Desde o início do mês, 300 profissionais de saúde passaram por capacitação para aplicar a vacina.