Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Setor avícola segue à espera de reabertura do mercado chinês

A China ainda não retomou as compras de carne de frango brasileira, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

As aquisições estão suspensas desde meados de maio, quando foi registrado um caso de gripe aviária em uma granja comercial do RS. Ainda assim, o setor avícola nacional está otimista e à espera de boas notícias nas próximas semanas, apontam pesquisadores do instituto. 

Vale lembrar que representantes chineses estiveram no Brasil na segunda quinzena de setembro avaliando a forma que o país administrou a ocorrência do caso da gripe aviária. 

Dados da Secex mostram que, de janeiro a maio, a média mensal de exportação de carne à China era de 45,65 mil de toneladas. A quantidade representava, em média, 10% do total escoado pelo Brasil.

Já em junho, julho e agosto, a média de escoamento ao país asiático caiu para 191 toneladas, passando a representar apenas 0,05% dos embarques nacionais nesse período. 

Pesquisadores do Cepea indicam que, caso a China, único país que mantém o embargo sobre a proteína brasileira,  retome as compras por aqui, o Brasil está preparado para ofertar carne de frango o suficiente para atender ao país asiático sem comprometer a disponibilidade doméstica e nem impulsionar os valores internos da proteína.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Compartilhe:

Veja também: