Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sexta-feira com chuva e ventos fortes; veja a previsão de tempo

O panorama meteorológico do Brasil nesta sexta-feira (24) será variado e pede atenção especial para três condições principais: chuva voltando com força no Sul, ventos intensos e ar seco no Sudeste e Centro-Oeste, e instabilidades localizadas no Nordeste e Norte.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul volta a ter chuva forte e ventos intensos

No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina favorece o transporte de calor e umidade, reforçando as instabilidades sobre parte do estado. À tarde, oeste, campanha e sul gaúcho devem registrar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e trovoadas.

Nas demais áreas, o tempo segue firme, mas com rajadas de vento que podem superar os 50 km/h, mesmo sem chuva. À tarde, o ar seco ganha força e pode derrubar a umidade a níveis críticos.

Em Santa Catarina e Paraná, o predomínio é de sol e tempo firme. Apenas o litoral norte catarinense e o litoral paranaense podem ter chuva fraca e isolada devido à umidade vinda do oceano. No noroeste do Paraná, o calor deve passar dos 30 °C, com queda acentuada da umidade no interior.

Sol, calor e ventania no Sudeste e Centro-Oeste

Em São Paulo, o tempo firme predomina. A capital paulista começa o dia com mínima de 12 °C e pode chegar aos 28 °C à tarde. A umidade relativa do ar cai bastante e pode ficar abaixo dos 20% no interior. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h devem atingir a Grande São Paulo.
No Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, a circulação marítima aumenta a nebulosidade e pode provocar chuvas isoladas a moderadas.

Já no Centro-Oeste, a presença de uma área de alta pressão mantém o tempo firme e seco na maior parte da região. A umidade também entra em níveis de atenção, podendo ficar abaixo de 30%. Apenas o noroeste de Mato Grosso pode registrar pancadas de chuva com raios e rajadas de vento, vindas das instabilidades que atuam no Norte.

Instabilidades seguem isoladas no Nordeste e Norte

No Nordeste, a chuva se concentra no litoral sul da Bahia e no recôncavo, devido à circulação de umidade marítima e à atuação de um cavado meteorológico em níveis médios. Nessas áreas, há potencial para chuva forte e persistente. No interior, o tempo segue firme e seco, com calor e baixa umidade.

E no Norte, os temporais mais intensos ocorrem no Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima, especialmente no período da manhã. No Pará, as instabilidades se concentram no oeste. Já Amapá e Tocantins seguem com sol, calor e alerta para ar seco — com índices de umidade que podem cair abaixo dos 30%.

Compartilhe:

Veja também: