Nesta sexta-feira, 1º, o Rio Grande do Sul volta a registrar chuvas, principalmente nas regiões oeste, Campanha e sul do Estado. A instabilidade é provocada por um cavado e pelo transporte de umidade vindo da Região Norte. Já no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue firme, com sol predominante. O centro-oeste gaúcho também terá rajadas de vento entre 51 e 70 km/h.
No Sudeste, não há previsão de chuva. O tempo seco predomina em todo o interior de São Paulo e Minas Gerais, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. No noroeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair para menos de 20%.
Chuvas vão atingir o litoral do Nordeste
O Centro-Oeste terá tempo firme em toda a região. A umidade do ar permanece baixa, com destaque para áreas de Goiás, Distrito Federal, leste de Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul, onde os níveis podem ficar abaixo de 20%. No sudoeste sul-mato-grossense, os ventos podem chegar a 70 km/h.
Para o Nordeste, a perspectiva, contudo, é que chuva se concentre no litoral, principalmente entre Salvador (BA) e Aracaju (SE), por influência de uma frente fria. No interior, o tempo segue seco, contribuindo desse modo para uma umidade abaixo de 30% nos períodos mais quentes do dia.


Na Região Norte, pancadas de chuva atingem o centro-norte do Amazonas e Roraima, assim como o centro-norte do Pará e o Amapá, sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No restante da região, o tempo firme predomina, com baixa umidade no sul do Pará e em Tocantins.
Leia mais notícias de Brasil na Oeste