A primeira quinzena de setembro já trouxe termômetros acima dos 41°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Contudo, nos próximos dias, as temperaturas vão aumentar em áreas ainda mais abrangentes e o Brasil viverá a sexta onda de calor do ano.
De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve começar na próxima quinta-feira (18) e se estenderá até a próxima segunda (22), ou seja, no início da primera, que começa, oficialmente, às 15h19, pelo horário de Brasília.
No mapa de referência abaixo, a área vermelha representa as regiões do país que estarão em onda de calor, onde as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para setembro, ou seja, partes de Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, além da totalidade dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.


Já área laranja também indica calor intenso, mas com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para esta época do ano.
Calor acima dos 40°C
Temperaturas acima dos 40°C voltam ser registradas em vários locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil.
Segundo a Climatempo, é possível que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas.