COM ASSESSORIAS – Reconhecido como o maior prêmio do setor cafeeiro paranaense, o concurso Café Qualidade Paraná entregou os lotes vencedores aos patrocinadores da edição de 2024 durante o 31º Encontro Estadual de Cafeicultores. O evento ocorreu na quarta-feira (9), integrando a programação da ExpoLondrina. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados no país, patrocina o concurso que reúne importantes produtores, técnicos e pesquisadores do Paraná. A iniciativa é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, composta pelo Sistema FAEP, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e o IDR-Paraná.
Representando o Sicredi, o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, o superintendente de negócios, Edson Rocha, e o gerente regional, Felipe Pradela, participaram da ExpoLondrina e receberam os lotes vencedores da última edição. Com sede em Maringá (PR), a Sicredi Dexis é uma das 25 cooperativas Sicredi no estado e uma importante apoiadora do prêmio. “Com raízes no campo e trajetória consolidada ao lado dos produtores rurais, o Sicredi apoia o concurso não apenas como patrocinador, mas como parte de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização do agro. Acreditamos no potencial dos nossos associados e na importância de fortalecer toda a cadeia produtiva. Isso reforça nosso propósito, estreita laços com as comunidades e nos aproxima ainda mais dos paranaenses, especialmente pelo Sicredi ser a maior rede de atendimento no estado, com mais de 480 agências”, afirma o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira.
Concurso Café Qualidade Paraná
Um dos maiores prêmios cafeeiros do Brasil, o Café Qualidade Paraná valoriza a excelência dos grãos da cultura do café arábica produzidos no estado. “O concurso tem o objetivo de legitimar os cafés de alta qualidade e valorizar os cafeicultores paranaenses, incentivando-os a produzir café com boa qualidade de bebida, explorar novos mercados e aumentar sua renda”, explica a engenheira agrônoma e coordenadora geral da 22° edição do concurso, Lorian Voigt Gair.
O cultivo do café é marcante na trajetória agrícola do Paraná, especialmente no Norte Pioneiro, onde se consolidou como um dos pilares da economia local. Na década de 1960, o estado chegou a responder por aproximadamente 50% da produção nacional, colhendo mais de 20 milhões de sacas por ano. Mesmo com as mudanças que redirecionaram o protagonismo agrícola para outras culturas ao longo dos anos, o café segue relevante, ocupando atualmente mais de 25 mil hectares no estado.