Fundador do SBT, Silvio Santos já apresentou um programa na Rede Globo de Televisão. Em 1969, o artista entrou na grade nacional da emissora. O apresentador morreu na madrugada deste sábado, 17, aos 93 anos.
A história do apresentador na Globo começa em 1966, quando o grupo comprou a TV Paulista, onde o artista apresentava o “Programa Silvio Santos”.
O apresentador não era um funcionário na folha de pagamento. Na verdade, ele alugava os espaços para transmitir seu programa. A atração ia ao ar só aos domingos, eram 10 horas seguidas de transmissão.
Por que Silvio Santos saiu da Globo?
No início da década de 1970, Walter Clark e Boni começaram a reclamar do conteúdo do apresentador na emissora. A dupla de executivos queria retirá-lo da grande alegando que elas não atendiam ao “padrão de qualidade” da emissora.
Em razão do desentendimento, o artista quase deixou o canal em 1971. Contudo, Roberto Marinho, dono do grupo, interveio e o contrato foi renovado por cinco anos. Silvio Santos emprestou dinheiro para a Globo pagar os funcionários naquele ano.
O episódio gerou desconfiança, por esse motivo o artista comprou secretamente metade da da Rede Record em 1972. Em 1976, ele assumiu o negócio e transferiu seu programa para a emissora, marcando sua saída da Globo.
O SBT surgiu somente em 1981. Sua origem remonta à concessão para gerir um canal de televisão na Cidade do Rio de Janeiro conquistado em 1975.
Morte
Uma broncopneumonia levou a morte ocorreu enquanto o apresentador estava internado no Hospital Albert Einstein. A internação teve início em 1º de agosto.