Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sindicato defende que termo ‘leite’ seja exclusivo de produtos de origem animal

Em audiência pública realizada na terça-feira (9), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS) apoiou o Projeto de Lei 10.556/2018, cujo objetivo é assegurar que a palavra “leite” seja usada exclusivamente em produtos de origem animal.

“Trata-se de assegurar que o consumidor tenha clareza sobre o que está adquirindo. Leite é alimento de origem animal, e essa diferenciação precisa estar expressa”, destacou o secretário-executivo da entidade, Darlan Palharini.

De acordo com ele, algumas marcas de produtos vegetais se apropriam de imagens e de termos próprios dos laticínios em seus rótulos. “Isso gera confusão para o consumidor, desvaloriza e ameaça a sustentabilidade do setor lácteo, além de prejudicar os produtores”, reforçou.

No debate, realizado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, o Sindilat indicou ainda que produtos vegetais precisam de rotulagem clara. Segundo Palharini, as bebidas vegetais devem ser comercializadas com denominações próprias, não como substitutas do leite.

Para ele, os rótulos devem destacar a ausência de leite no produto e indicar a composição e os alergênicos de forma evidente.

A audiência atendeu ao requerimento do deputado federal Heitor Schuch (RS) e reuniu representantes do ramo do leite de todo o Brasil, como a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e de outros órgãos no debate do projeto de autoria da deputada federal Tereza Cristina (MS).

Compartilhe:

Veja também: