Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinner e Alcaraz repetem o que tênis só viu com Federer, Nadal e Djokovic

Pela terceira vez na temporada, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz medirão forças por um título de Grand Slam. Além de reunir os dois maiores tenistas da atualidade, a final do US Open, que acontece neste domingo (7), às 15h (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+, vai muito além do estádio Arthur Ashe, em Nova York.

Finalistas do major norte-americano, italiano e espanhol se aproximam não apenas de escrever um novo capítulo da rivalidade, como também de repetir um feito que apenas lendas como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic conseguiram.

Atual campeão, Sinner chegou à decisão depois de bater Félix Auger-Aliassime por 3 sets a 1 nas semifinais. Se o caminho até o topo não é novidade para o jogador, o adversário tampouco, mas os resultados nem sempre trouxeram boas lembranças.

Em junho, o italiano viu as chances de título de Roland Garros escaparem pelos dedos ao perder por 3 sets a 2 para Alcaraz na grande decisão. No mês seguinte, foi a vez de ‘dar o troco’ no espanhol ao vencer por 3 sets a 1 na final de Wimbledon. Aquela foi a segunda conquista de Slam do ano para o tenista, que já havia faturado o Australian Open após bater Alexander Zverev por 3 sets a 0.

A alternância de poder entre Sinner e Alcaraz nos quatro principais torneios do circuito, no entanto, remete a janeiro de 2024, quando o líder do ranking mundial bateu Daniil Medvedev por 3 sets 2 de virada, no Aberto da Austrália. Desde então, não há outro campeão de major que não seja o italiano ou o espanhol.

Sem perder um set sequer no US Open, Alcaraz garantiu vaga na decisão depois de quebrar um tabu contra Djokovic na quadra dura.

Com a final definida, o que se sabe agora é que, ao fim da tarde deste domingo, um dos dois astros da atualidade irá garantir o oitavo título consecutivo entre eles no circuito, uma hegemonia que aconteceu apenas duas vezes na história.

Dinastias históricas

Entre 2005 e 2007, Rafael Nadal e Roger Federer faturaram 11 títulos consecutivos de Grand Slams juntos em finais disputadas durante o período, com três troféus para o espanhol e oito para o suíço.

A marca de oito conquistas consecutivas só foi ultrapassada entre 2018 e 2020, quando Nadal revezou com Novak Djokovic em nove ocasiões seguidas, com quatro taças para o espanhol e cinco para o sérvio.

Fatos da rivalidade Sinner x Alcaraz

  • 3ª final seguida de Slam entre eles: Alcaraz faturou Roland Garros, Sinner levou Wimbledon;

  • Será o oitavo Slam seguido vencido por um dos dois: Sinner (Australian Open 2024 e 2025, US Open 2024 e Wimbledon 2025), Alcaraz (Roland Garros 2024 e 2025 e Wimbledon 2024);

  • Apenas a 6ª vez que uma final de Slam vale o topo do ranking;

  • Caso vença, Alcaraz será o primeiro a faturar o US Open sem perder um set;

  • Confrontos diretos: Alcaraz 9 x 5 Sinner (3 x 2 em Slams)

Compartilhe:

Veja também: