fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Situação é crítica nas lavouras de soja; há previsão de melhora?

A situação das lavouras de soja em diversas regiões do Brasil continua preocupante, com destaque para o Rio Grande do Sul e o sul de Mato Grosso do Sul, onde a umidade do solo segue crítica. De acordo com o mapa de umidade do solo, nos próximos dias a chuva se concentrará principalmente na faixa leste do estado de Mato Grosso do Sul, com a expectativa de que as precipitações se espalhem por todo o estado na próxima semana. No entanto, as porções sul e oeste do estado continuarão com pouca chuva, dificultando as operações de colheita.

Em Mato Grosso, a porção oeste do estado também enfrenta dificuldades com a umidade do solo, atrasando as operações de campo. Já no Sudeste, a chuva avança por São Paulo e sul de Minas Gerais, o que ajuda a manter a boa umidade do solo, sem prejudicar os trabalhos em campo.

Na região Sul, a formação de um ciclone extratropical traz boas chuvas para Santa Catarina e Paraná, beneficiando as lavouras. A porção noroeste e norte do Rio Grande do Sul também recebe boas precipitações, embora o centro-sul do estado, especialmente a região da Campanha Gaúcha, continue com a situação hídrica crítica, sem previsão de chuva significativa nos próximos dias.

Por fim, no Nordeste, a chuva continua nas lavouras de soja do Maranhão, Piauí e interior da Bahia, com a umidade favorecendo as operações, embora as precipitações ainda sejam moderadas. Já no Norte, a chuva em Rondônia é favorável para as lavouras, com bons acumulados, mas no Pará, a situação é preocupante. Apesar da volta das chuvas, o acumulado de precipitações na porção central do estado, com mais de 100 mm em alguns locais, inviabiliza as operações de campo devido ao excesso de água no solo.

Compartilhe:

Veja também: