Os esportes mais radicais também têm espaço na programação do Verão Maior Paraná, proporcionando uma programação para todos os tipos de público. Neste sábado (25), foi a vez dos atletas do skate competirem para ver quem faria a melhor manobra dentro do Red Bull Road Gap, que teve como cenário o espigão da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, no Litoral.
O evento é promovido pela Red Bull em parceria com o Governo do Estado e a Associação de Skatistas de Matinhos, (Askama). No total, a competição distribuiu mais de R$ 2 mil de premiação aos três primeiros colocados entre itens relacionados ao esporte e à marca da patrocinadora.
No total, 13 atletas participaram da disputa, que foi definida em duas baterias classificatórias, de 15 minutos cada, e uma etapa final entre os seis melhores, também de 15 minutos. O critério foi simples: os skatistas se revezavam na pista para tentar manobras variadas ao longo de cada bateria, sendo que a melhor manobra feita por competidor neste período valia para a classificação final.
Segundo o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, que acompanhou o evento, o Governo do Estado está empenhado em promover uma programação esportiva cada vez mais extensa e variada no Verão Maior Paraná. “São 30 atividades esportivas que ocorrem aos fins de semana, organizadas com o apoio das associações e federações esportivas e também de empresas privadas, que já começam a olhar o Litoral paranaense como uma boa oportunidade para promover as suas marcas, como o caso da Red Bull”, afirmou.
“Com isso, o Verão Maior está se tornando um espaço para competições e atletas nacionais, e que vem atraindo um público maior a cada edição, fomentando o turismo, a geração de mais empregos e o aumento da renda para a população dos municípios litorâneos”, acrescentou Wirbiski.
SKATE NO LITORAL – Uma das responsáveis pela organização do Red Bull Road Gap foi Franciele Carvalho, que é secretária da Askama. Para ela, a promoção de eventos ligados ao skate em Matinhos é necessária para estimular o crescimento da modalidade na cidade, que carece de mais investimentos.
“Eventos como esse acabam fomentando o cenário do skate aqui no Litoral, onde tentamos manter uma rotina de eventos também durante o restante do ano. Temos skatistas locais que treinam e competem fora, em nível estadual, nacional e até internacional, e para eles, ter essa visibilidade do poder público e de potenciais patrocinadores, é um incentivo muito grande e uma oportunidade”, comentou Franciele.
Luiz Henrique, que além de um dos competidores também participa da Askama, a inserção do skate na programação de verão ajuda a dar mais visibilidade para a modalidade. “Fazia tempo que não tínhamos nenhum evento na cidade relacionada ao skate, e assim a criançada e as famílias já olham, conhecem e acabam criando interesse”, afirmou.
“Agora que o skate é um esporte olímpico, com muitos campeonatos rolando no mundo todo, a gente aqui do Litoral também precisa do apoio tanto do poder público quanto dos patrocinadores para desenvolver o esporte na região e formar novos atletas”, completou o skatista.
Neste domingo (26), membros da Skama promoverão uma oficina de skate voltada para crianças de 6 a 12 anos. As aulas acontecerão na rampa fixa montada dentro da Arena Verão Maior Paraná de Caiobá, próxima ao Palco Sunset, das 9h30, às 11h. Por questão de segurança, será obrigatório o uso de tênis.
ROAD GAP – A competição desafia os atletas do skate a executarem manobras sobre um “gap” — um vão entre duas pistas que requer um salto preciso e técnico. Os skatistas são divididos em baterias com tempo limitado, nas quais os juízes avaliam critérios como complexidade, altura do salto, estilo e criatividade para determinar quem avança para a final.
Recentemente, os eventos promovidos pela Red Bull se expandiram em nível mundial, com edições em países como Chile, Peru, Portugal e Geórgia, destacando-se como uma plataforma importante para skatistas demonstrarem suas habilidades e criatividade em cenários urbanos.
Para o skatista Gabriel Gomes, de Curitiba, a primeira experiência neste tipo de competição foi em Matinhos. “Eu fiquei sabendo aí pelo pessoal do skate e resolvi vir aproveitar para fazer umas manobras e conhecer a molecada do Litoral. Achei muito legal a oportunidade para nós que andamos e pudemos inaugurar esse pico novo e também para o público, que pode conhecer um pouco do esporte”, contou.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.