Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobrou até para Neymar: 5 vezes que Jorge Jesus foi sincerão com comandados e o que assistir no Disney+

O Al Nassr, comandado pelo português Jorge Jesus, vai encarar o Al Zawraa, do Iraque, às 15h15 (de Brasília) desta quarta-feira (1º), pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League Asiática 2. O duelo terá transmissão ao vivo do Disney+, e vale ficar de olho.

O treinador deve poupar o astro Cristiano Ronaldo, seu compatriota. O motivo é simples: a prioridade para o clube é o Campeonato Saudita. Mas, se não houvesse uma motivação, Jorge Jesus teria cacife para “barrar” o CR7? Não é possível dizer, mas o histórico mostra que o técnico costuma ser “sincerão” com seus comandados.

A ESPN separou cinco momentos em que Jorge Jesus abusou da sinceridade. Uma delas envolveu até mesmo Neymar, com quem trabalhou no Al Hilal, também da Arábia Saudita.

Uma das primeiras declarações sobre o atacante brasileiro aconteceu em 2020, antes da parceria no time saudita. Em março daquele ano, quando ainda treinava o Flamengo, o português disse que Neymar “tem outros prazeres que não o futebol”.

“Neymar é um fora de série. Ele não chegou ao topo como Cristiano Ronaldo e Messi porque os dois olham para a carreira de forma completamente diferente do Neymar. Eles põem sempre à frente o futebol. É a paixão deles. Nada mais está à frente. O Neymar não”, afirmou, à época, ao Fox Sports.

E não parou por aí.

‘Não tem conseguido acompanhar a equipe’

Em janeiro deste ano, no Al Hilal, Jorge Jesus disse que Neymar “não tem conseguido acompanhar a equipe” fisicamente. O atleta não tinha sido inscrito para o Campeonato Saudita. A declaração deixou a relação entre técnico e jogador um pouco abalada.

‘Você é canhoto, mas tem dois pés direitos’

Em 2006, quando comandava o Benfica, Jorge Jesus deu uma forte “detonada” no lateral-esquerdo brasileiro Rodrigo Alvim, que havia acabado de chegar ao clube. Quem contou a história foi Cândido Costa, em 2021, ao Canal 11.

“Rodrigo Alvim foi um lateral-esquerdo que o Belenenses foi buscar na altura do Jorge Jesus, e era um garoto muito no estilo militar. ‘Você bebe?’; ‘não senhor, não bebo não’; ‘você de vez em quando gosta de dar uma volta?’; ‘só se for na folga, não tem essas coisas para mim, palhaçada, desaforo, eu sou do foco’. E o primeiro treino calhou a ser um teste para ele, eles veem aquilo como uma oportunidade de agarrar uma vaga, e ele foi um desses”, iniciou.

“E o Jorge Jesus, quem o conhece, dá valor, em tudo tem que ser o melhor. Foram todos saindo (do treino) e ficou só o Alvim, e aquilo abriu um mundo encantado de elogios: ‘É a diferença’. Depois, ele (Jesus) foi distribuindo os coletes, ele chega às águas e eu falei: ‘Você foi uma máquina’, e ele: ‘Não aproveito as férias, comigo não tem resenha, estou trabalhando para chegar aqui e mostrar que estou mais forte que os meus colegas’. Os coletes foram distribuídos e começa um trabalho de bola em campo reduzido. O Alvim recebe a bola e a passa por baixo, eu olho para o Jesus e ele: ‘Eu logo vi, você é canhoto, mas tem dois pés direitos, eu logo vi, você não segura uma bola. E ele (Alvim) disse assim: ‘C***’. Ele estava morto (risos)”, completou.

‘Nunca vai ser um grande jogador como ponta’

Outro brasileiro que entrou na mira de um comentário de Jesus foi Ângelo, que está atualmente no Al Nassr. O português usou uma entrevista coletiva para dizer que não o escalaria mais como ponto, mas a sinceridade chamou atenção.

“Encontrei a solução no Ângelo. O Ângelo, como vocês sabem, o conhecem como ponta. Para mim, nunca vai ser um ponta. E, se for um ponta, nunca vai ser um grande jogador. Ele só pode ser um bom jogador ou um grande jogador como um meia ofensivo, como foi o caso em que jogou hoje e já jogou nos outros jogos”, explicou, em setembro deste ano.

As broncas

Reinier trabalhou com Jorge Jesus no Flamengo, quando ainda estava começando a carreira. Em uma entrevista exclusiva à ESPN em abril, o atacante relembrou os momentos de sinceridade de Jorge Jesus.

“O que me marca são os esporros do Mister (risos). Eu aprendi muito ali porque, assim que subi da base, estava um pouco perdido”, disse. “A gente ganhou Libertadores e Brasileiro jogando bem, tendo um bom futebol. E o Mister também que foi o melhor treinador que eu tive, que me ajudou bastante. Eu era novo e ele sempre pegava no meu pé, tentava me ajudar, brigava comigo e elogiava. Então, foram seis meses perfeitos na minha vida”, acrescentou.

Em outubro de 2019, Jesus deu uma bronca em Reinier ainda em campo, após uma vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense.

“O Reinier estava bem, mas tem 17 anos, tem que aprender muita coisa. Eu o tirei do jogo não por estar mal. Fez algumas coisas que eu pedi para não fazer. Ele gosta de dar uma nota artística quando o jogo não pede nota artística. O tirei para ele perceber que tem que jogar tecnicamente como sabe, mas quem manda sou eu”, justificou o técnico, à ocasião.

Ainda mais broncas

Em 2023, no comando do Al Hilal, Jorge Jesus se irritou com um passe para trás de Michael, também ex-Flamengo, e avançou o limite da área técnica para gritar com o jogador.

O atacante, quando voltou ao Rubro-Negro no ano passado, relembrou a convivência com o português no time carioca. “Quando eu cheguei aqui, ele era o treinador. Eu não cheguei muito pronto. Era garoto. Não era o Michael que sou hoje na parte mental e física. Ele até brincava: “Sem a bola você é burro para c…, mas com a bola você é um jogador do c…”, contou.

“Quando o Jesus chega [no Al Hilal], ele me fala: “Você está mais pronto”. Eu tento aprender o máximo possível com quem trabalho. A parte que ele falava que eu não sabia o que fazer taticamente, aprendi lá. Mas quando ele chegou lá, ele disse: “Você evoluiu, mas agora você vai aprender a jogar futebol”, completou.

CLIQUE E ASSISTA AO DUELO ENTRE AL ZAWRAA E AL NASSR PELA CHAMPIONS LEAGUE ASIÁTICA 2


Tênis, beisebol e mais!

Outros eventos vão agitar a quarta-feira (1º) no Disney+. Os horários a seguir estão no fuso de Brasília.

Durante a madrugada, os fãs de esportes poderão acompanhar muitas disputas de tênis, a partir de 0h30, com ATP 500 de Pequim, ATP 1000 de Xangai e WTA 1000 de Pequim.

Pela manhã, no futebol, há o confronto entre Shanghai Shenhua FC, da China, e Ulsan HD, da Coreia do Sul, pela Champions League Asiática.

À tarde, a partir das 14h, há partidas da MLB Wildcard, no beisebol.

Para fechar o dia, os jogos da pré-temporada da NHL, do hóquei no gelo, são boas opções.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

Compartilhe:

Veja também: