O Tottenham confirmou na quarta-feira que a lenda do clube Heung-Min Son se juntará ao LAFC, da MLS. Fontes disseram à ESPN que o acordo vale cerca de 26 milhões de dólares (cerca de R$ 142 milhões), um recorde para a MLS. Esse valor supera a marca de 22 milhões de dólares (cerca de R$ 120 milhões) que o Atlanta United gastou no inverno passado para adquirir o atacante Emmanuel Latte Lath.
O contrato do astro sul-coreano no Tottenham ia até o verão de 2026. A última aparição de Son pelos Spurs aconteceu em um amistoso contra o Newcastle, em sua Coreia do Sul natal, no domingo (3), um dia após ele ter anunciado sua intenção de encerrar sua associação de 10 anos com o clube da Premier League.
O jogador de 33 anos teve uma década brilhante no norte de Londres, marcando 173 gols e registrando 101 assistências em 454 jogos pelo clube em todas as competições.
Ele formou uma parceria temível com o maior artilheiro de todos os tempos dos Spurs, Harry Kane — a dupla detém o recorde de maior número de combinações de gols entre dois jogadores na história da Premier League — antes do capitão da Inglaterra partir para o Bayern de Munique em 2023.
Na ausência do seu companheiro de longa data, Son tornou-se o novo talismã dos Spurs. Posteriormente, foi nomeado capitão pelo ex-técnico Ange Postecoglou após a transferência de Hugo Lloris para a MLS. Son e Lloris voltarão a se encontrar no LAFC.
A última aparição competitiva de Son pelos Spurs aconteceu na vitória da equipe na final da Europa League sobre o Manchester United, em Bilbao, Espanha, em maio.
O LAFC está em sexto lugar na Conferência Oeste da MLS, embora os Black and Gold tenha pelo menos dois jogos a mais que os times acima dele na classificação.