Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sorteio da Copa do Mundo: em quais grupos Brasil caiu nas cinco vezes que foi campeão?

Em busca do tão sonhado hexa, o Brasil, enfim, conhecerá nesta sexta-feira (5), às 14h (de Brasília), os seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo de 2026.

Os 12 grupos para o Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México serão definidos em sorteio que será realizado no Kennedy Center, em Washington, capital americana.

Entre o receio de pegar um “grupo da morte” ou o alívio de cair com uma chave bem mais acessível, a seleção de Carlo Ancelotti pode buscar no passado semelhança com as vezes em que ergueu o troféu.

Diante deste cenário, o ESPN.com.br relembra agora em quais chaves a equipe canarinho caiu nas cinco vezes em que foi campeã do mundo:

1958

Naquele marcante ano, em que viria a levantar a sua primeira taça do Mundial, a seleção liderada por Pelé e Garrincha ocupou o Grupo 4, com União Soviética, Inglaterra e Áustria.

O Brasil avançou ao mata-mata em primeiro lugar, com duas vitórias e um empate, anotando cinco gols e não sofrendo nenhum. Os soviéticos classificaram em segundo.

Depois, a equipe de Vicente Feola eliminou País de Gales nas quartas (1 a 0), passou pela França nas semifinais (5 a 2) e, no fim, bateu a anfitriã Suécia também por 5 a 2.

1962

No bicampeonato mundial, a seleção ocupou o Grupo 3, ao lado de Tchecoslováquia, México e Espanha. Naquela edição, realizada no Chile, o Brasil terminou na liderança, com cinco pontos, também com duas vitórias e um empate. Foram quatro gols marcados e dois sofridos.

Nas quartas, a Canarinho passou pela Inglaterra (3 a 1), depois eliminou o Chile nas semis (4 a 2) e na decisão fez 3 a 1 na Tchecoslováquia para se sagrar campeão mais uma vez.

1970

No Mundial realizado no México, o Brasil integrou o Grupo 3, com Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia, adversário que superado no bicampeonatao da Copa.

Com três vitórias em três jogos, a seleção avançou em primeiro, seguida dos ingleses. Naquela primeira fase, foram incríveis oito gols marcados e três sofridos.

No mata-mata, o time de Pelé e companhia eliminou Peru nas quartas (4 a 2), Uruguai nas semis (3 a 1) e goleou a Itália por 4 a 1 para ficar com o tricampeonato.

1994

No Mundial dos Estados Unidos, o primeiro com seis chaves, o Brasil caiu no Grupo B, ao lado de Suécia, Rússia e Camarões.

Com sete pontos em três jogos, a seleção do tetra se classificou em primeiro, e os suecos em segundo. Foram seis gols anotados e um sofrido.

Nas oitavas, a equipe de Carlos Alberto Parreira eliminou os anfitriões por 1 a 0, passou pela Holanda nas quartas (3 a 2), venceu a Suécia por 1 a 0 na semi e, por fim, superou a Itália nos pênaltis por 3 a 2 para levantar a taça ela quarta vez.

2002

A Copa da Coreia do Sul e do Japão reuniu 32 seleções em oito chaves. O Brasil caiu no C, com Turquia, Costa Rica e China.

Mais uma vez, a seleção avançou na liderança, com 100% de aproveitamento nos três jogos disputados nesta fase. Aqui, a Canarinho bateu recorde de gols: foram 11 anotados contra três sofridos.

Depois, eliminou a Bélgica nas oitavas (2 a 0), passou pela Inglaterra nas quartas (2 a 1) e reencontrou e bateu a Turquia na semi por 1 a 0. Na decisão, vitória por 2 a 0 em cima da Alemanha com dois gols de Ronaldo Fenômeno para ficar com o penta.

2026?

Agora, em busca do hexa, a seleção de Carlo Ancelotti vive a expectativa para conhecer o seus primeiros adversários na Copa do Mundo que terá 48 seleções.

Cada grupo da fase inicial contará com quatro equipes. Os dois países mais bem colocados de cada gruo avançam para o mata-mata, assim como os oito melhores terceiro lugares.

Quem será que vai cair no caminho do Brasil dessa vez? Assista à live com a definição dos grupos da Copa do Brasil e também do Brasil no Mundial de 2026.

Compartilhe:

Veja também: