Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Súmula ‘caótica’ de Athletico x Corinthians tem agressão a Hugo Souza e ‘fúria’ de Odair

O árbitro Wilton Pereira Sampaio relatou na súmula do jogo entre Athletico-PR e Corinthians, pelas quartas de final da Copa do Brasil, a agressão de um torcedor ao goleiro Hugo Souza e os objetos que foram atirados no campo da Arena da Baixada. A partida terminou com vitória do Timão, por 1 a 0.

No documento, enviado à Confederação Brasileira de Futebol, o árbitro escreveu que “aos 52 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe mandante invadiu o campo de jogo indo em direção ao goleiro Hugo Souza, da equipe do Corinthians, desferindo um empurrão e sendo contido em seguida por atletas e seguranças”.

Além disso, ele registrou que, ao mesmo tempo, foram arremessados “vários copos no campo contendo líquidos não identificados vindo da torcida mandante”.

O ocorrido, segundo Wilton, se repetiu no momento em que a arbitragem se dirigiu ao túnel de acesso aos vestiários, após o apito final.

Wilton Pereira Sampaio relatou ainda os sinalizadores que foram acesos pela torcida do Corinthians. “Aos 42 minutos do segundo tempo foi observado sinalizadores acesos na torcida visitante. Informo que foi feito o protocolo de anuncio no sistema de som e no telão”.

O ataque a Hugo Souza ocorreu já nos acréscimos do embate em Curitiba. Sem camisa, o torcedor do Furacão correu em direção ao atleta e o empurrou, sendo contido pelo zagueiro André Ramalho até a chegada dos seguranças.

play

0:23

Torcedor invade o gramado em Athletico-PR x Corinthians e vai para cima de Hugo Souza; VEJA

Athletico-PR e Corinthians se enfrentaram pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

O caso pode gerar punições ao Athletico-PR no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), como previsto pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, diz o artigo.

Vale lembrar que, em 2022, o Santos foi penalizado por uma situação semelhante.

Um torcedor do Peixe invadiu o gramado da Vila Belmiro e tentou desferir um chute em Cássio, que à época defendia o Corinthians. No entanto, o goleiro do Timão foi defendido por Marcos Leonardo, então atacante do Alvinegro Praiano.

Como punição, o clube da Baixada Santista teve que pagar uma multa de R$ 35 mil e precisou mandar duas partidas da Copa do Brasil do ano seguinte com portões fechados.

A súmula de Wilton Pereira Sampaio detalhou ainda a expulsão do técnico Odair Hellmann em um ataque de fúria após o apito final.

“Após o término da partida expulsei diretamente o treinador da equipe do Club Athletico Paranaense, Sr. Odair Hellmann, por entrar no campo de jogo indo em direção à equipe de arbitragem protestando de forma abusiva contra as decisões da arbitragem com as seguintes palavras: ‘Quero saber o que você vai dizer do gol anulado. Não é de hoje que você faz isso, é de tempos que você faz isso’. O mesmo com dedo em riste reclamou de situações de jogos passados dirigidos por mim. Após a expulsão foi necessária intervenção policial para conter o referido treinador, que veio em minha direção de maneira ofensiva e agressiva. Quando a equipe de arbitragem estava no túnel em direção ao vestiário o mesmo treinador proferiu as seguintes palavras para a equipe de arbitragem: ‘Vou acabar com você na coletiva de imprensa agora’”.

O treinador, de fato, detonou a atuação da arbitragem à imprensa local.

“Eu sabia que ia ter problema no jogo. Quando foi escalado esse cidadão [Wilton Pereira Sampaio], eu sabia que ia ter problema. Ele foi na Arábia Saudita como árbitro. O Al Hilal ia jogar contra nós, era uma diferença técnica muito grande. Se o Al Hilal ganhasse, bateria o recorde mundial de vitória, Jorge Jesus era o treinador. O Wilton deu quatro pênaltis para o Hilal. Não precisava de nenhum pênalti para ganhar de nós, mas estava perdendo o jogo e não ia conseguir bater o recorde. Ele foi lá e errou bastante. Ele tem cometido bastante erros, e hoje fui mais um para a conta dele”.

play

1:07

Calçade elogia titulares do Corinthians, mas pondera: ‘Você começa a tirar dos 11, você começa a ter problemas’

Comentarista do Linha de Passe responde se com volta dos desfalques, Corinthians se coloca como favorito na Copa do Brasil

Com a vitória sobre o Athletico-PR, o Corinthians só precisa de um empate na volta para avançar à próxima fase da Copa do Brasil. Uma derrota por um gol de diferença leva o embate para os pênaltis, enquanto um revés por dois ou mais gols elimina os paulistas.

O vencedor do confronto enfrenta Cruzeiro ou Atlético-MG nas semifinais.

O segundo encontro entre os times está marcado para o dia 10 de setembro, também às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Antes disso, o Corinthians tem nada mais nada menos do que um Dérbi pela frente. A equipe de Dorival Júnior recebe o Palmeiras neste domingo (31), em Itaquera, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá início às 18h30.

Já o Athletico-PR volta a campo um dia antes, no sábado, diante do Novorizontino, pela 24ª rodada da Série B. A bola rola a partir das 20h30, na Arena da Baixada, com transmissão ao vivo pelo Disney+.

Próximos jogos do Corinthians:

Próximos jogos do Athletico-PR:

Compartilhe:

Veja também: