Um velho conhecido do futebol europeu agora tem novamente a missão de fazer um gigante da Turquia retornar à principal fase da Champions League. Aos 31 anos, o brasileiro Anderson Talisca é uma dos grandes nomes do Fenerbahçe, de José Mourinho, para a temporada 2025/26, e pode ser fundamental para surpreender o Benfica no confronto pelos Playoffs da competição europeia.
CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!
O primeiro confronto é nesta quarta-feira (20), em Istambul, com transmissão ao vivo e exclusiva da TNT e da HBO Max, a partir das 15h30 (de Brasília).
Leia também


O brasileiro conhece bem, não só o futebol turco onde atuou pelo rival Besiktas, como também o próprio Benfica, adversário do Fenerbahçe na Champions. Talisca defendeu os Encarnados por duas temporadas, entre 2014 e 2016, logo quando chegou à Europa vindo do Bahia.
Após quase quatro anos atuando no futebol da Arábia Saudita, Anderson Talisca retornou à Turquia em janeiro. Em exclusiva à TNT Sports Brasil, o jogador falou sobre o momento da carreira e a expectativa do Fenerbahçe na Champions.
Voltando para a Europa, para uma liga e um país que eu já conheço. Vim jogar por essa camisa tão grande, cheia de ídolos brasileiros como Alex. Então, para mim está sendo um momento de muita gratidão e felicidade.”
“A Turquia está voltando à elite novamente. O futebol tem aumentado os investimentos, o Fenerbahçe tem crescido muito, e estamos em um momento importante buscando fazer o clube voltar a jogar essa competição. Demos o primeiro passo contra o Feyenoord, mas agora tem mais um duelo importante contra o Benfica.”
O Fenerbahçe não disputa uma fase principal de Champions League desde a temporada 2008/09. De lá para cá, foram oito eliminações nas fases preliminares da competição, enquanto o rival Galatasaray se firmava como o principal representante turco no torneio.
Na 3ª eliminatória desta temporada, o Fenerbahçe precisou fazer o resultado em casa diante do Feyenoord e virar o confronto. Na ida, na Holanda, os mandantes levaram a melhor vencendo por 2 a 1, mas quando a bola rolou na Turquia, o time de José Mourinho não deu chances ao adversário. Goleada por 5 a 2, com direito a gol de Talisca para fechar o placar.
Meus primeiros seis meses foram importantes. Estou muito feliz aqui, comecei bem essa temporada apesar da lesão, mas voltei no jogo passado, pude fazer um gol, e agora é seguir recuperando a parte física para ajudar a equipe”, comemora.
Apesar de pouco tempo no Fenerbahçe, Talisca tem conseguido contribuir para a equipe. São 13 gols e duas assistências nas 25 partidas que disputou em apenas oito meses de clube.
JOGAR COM CR7
Se no Fenerbahçe, Talisca é comandado pelo “Special One” José Mourinho, que segundo o brasileiro não é “tranquilo”, apesar da fama de durão, na Arábia Saudita o brasileiro atuava ao lado de outro português: Cristiano Ronaldo. Juntos, os dois dividiam o ataque do Al-Nassr, e o baiano revela a importância de jogar com o craque português.

Ele foi um dos caras que me fez entender o que é ser atleta cada vez mais. Trabalhar com ele me fez mudar um pouco da minha mentalidade. Quando você trabalha com alguém que é diferente nesse quesito você acaba pegando algumas coisas que vão te ajudar.”
“Foi tranquilo. A convivência com ele se tornou fácil porque também é um cara tranquilo, foi bem recebido pelo grupo. Então para mim muito bom jogar com ele no ataque.”
SELEÇÃO BRASILEIRA
A cada convocação, Anderson Talisca é sempre lembrado pelos torcedores como um dos jogadores que merecem vestir a camisa da Seleção Brasileira. O meia não é chamado para a Canarinho desde março de 2018, quando Tite o levou para os últimos testes antes da Copa do Mundo da Rússia.

Na próxima segunda-feira (25), o técnico Carlo Ancelotti convoca o Brasil para as últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2026. Aos 31 anos, o meia segue de olho na Seleção, mas demonstra tranquilidade sobre a Amarelinha.
A Seleção é do que o atleta faz no seu clube. Eu procuro fazer o melhor aqui no Fenerbahçe para quando surgir a oportunidade estar preparado. Então sigo com esse foco: fazer o melhor aqui, focar nas copas e em todas competições que o clube participar, porque Seleção é consequência. Se você faz aqui, as pessoas vão te ver e tu serás merecedor de representar o teu país.”