O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi homenageado na Festa do Peão de Barretos. A homenagem ocorreu na sexta-feira 16, quando Tarcísio foi nomeado Independente Honorário pela associação Os Independentes, organizadora do evento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Desde 2017, o ex-presidente Jair Bolsonaro participa de todas as edições da festa, mostrando sua ligação com os rodeios. Tarcísio, cotado para a eleição presidencial de 2026, chegou ao Parque do Peão às 21h e minimizou elogios de Bolsonaro a Pablo Marçal. Ele reafirmou seu apoio à reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes para a Prefeitura da cidade de São Paulo.
Durante o evento, o locutor Cuiabano Lima, que é abertamente apoiador de Bolsonaro, exaltou Tarcísio como “o maior governador da história”. Em seu discurso, o governador lembrou sua primeira visita a Barretos com Bolsonaro, a quem chamou de “o melhor presidente da história do Brasil”, com a imagem da bandeira brasileira no telão, ao fundo. A plateia reagiu com gritos de “mito”.
Em discurso, Tarcísio de Freitas elogia Jair Bolsonaro
“Bolsonaro é uma pessoa a quem eu devo muito”, disse Tarcísio. “Se estou aqui no governo porque ele acreditou no trabalho de um desconhecido naquela época. E o ‘mito’ vai estar aqui na sexta-feira que vem, dia 23. Porque o ‘mito’ tem uma conexão com Barretos. O presidente Bolsonaro ama todos vocês, ama essa cidade, ama o rodeio. O rodeio que é uma manifestação cultural do nosso sertanejo.”
Leia também: “O saneamento está prestes a ser básico”, reportagem de Edilson Salgueiro publicado na Edição 227 da Revista Oeste
Em 2023, Bolsonaro discursou na arena e prometeu continuar ao lado da população. O apoio do ex-presidente ao mundo dos rodeios começou em 2019, com um decreto que flexibilizou a legislação sobre o setor. Em 2022, ele teve apresentação no evento como herói, o que reforçou sua proximidade com os rodeios.
Outros ex-presidentes também se aproximaram dos rodeios. Fernando Henrique Cardoso sancionou leis favoráveis à manifestação cultural em 2001 e 2002, e Dilma Rousseff (PT) deu a Barretos o título de “capital nacional do rodeio”.