Foi uma noite de emoções no estádio José Alvalade, em Lisboa, neste sábado (11). A seleção portuguesa fez a primeira partida em casa pela edição atual das eliminatórias para a Copa do Mundo e venceu de forma suada, por 1 a 0, com gol marcado nos acréscimos. O responsável pela vitória foi Rúben Neves, do Al Hilal, que fez questão de homenagear o amigo e ex-companheiro Diogo Jota, morto em acidente de carro em julho.
Neves, que jogou com Jota no Porto, Wolverhampton e seleção, já havia feito, há um mês, uma tatuagem na perna com a imagem de um abraço no amigo. O desenho fica à mostra a cada vez que o atleta abaixa os meiões. Desde a última Data Fifa, ele também usa o número 21, que era do ex-jogador — a mudança foi um pedido da própria família do ex-atacante.
Depois de fazer o gol decisivo que garantiu a vitória de Portugal, de cabeça e aos 46 minutos do segundo tempo, ele fez questão de beijar o número 21 na camisa e mostrar a tatuagem.
Em entrevista ao fim da partida, Neves falou sobre o amigo. “Foi um gol com a vontade de Diogo Jota. O que ele nos levava para dentro de campo. Disse anteriormente que cada um de nós levaria o Diogo para dentro de campo, a sua vontade, o sacrifício, a vontade de vencer. Foi o que aconteceu hoje”, afirmou, de acordo com A Bola.
A homenagem a Jota não veio apenas de Rúben Neves. O estádio também fez uma salva de palmas aos 21 minutos de jogo, em referência ao número do ex-atacante. O telão do estádio exibiu uma imagem com seu rosto e os dizeres: “Para sempre Diogo Jota”.
O técnico Roberto Martínez foi outro que relembrou e homenageou o ex-atleta.
“Foi um gol à la Diogo Jota, a força dele está conosco e serve de inspiração. Esta é uma oportunidade para continuar o sonho que também é dele”, disse, à RTP.
Diogo Jota tinha 28 anos quando morreu, em julho deste ano, após sofrer acidente de carro ao lado do irmão, André Silva, que também não resistiu.
Rúben Neves disputava o Mundial de Clubes pelo Al Hilal à época. Ele deixou os Estados Unidos e viajou para Portugal para acompanhar o funeral do ex-Liverpool horas após a eliminação da equipe na competição. Os dois eram melhores amigos.