O grande herói da classificação do Palmeiras às quartas de final do Mundial de Clubes tem nome: Paulinho. O camisa 10 do Verdão entrou no segundo tempo e, já na prorrogação, fez o gol da vitória contra o Botafogo.
Depois de desbancar a equipe carioca, a missão do atacante agora é outra: o Verdão encara o Chelsea nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.
Mas nem tudo são flores. Paulinho terá que passar por uma nova cirurgia após o torneio para corrigir uma lesão na tíbia direita, que tem atrapalhado o desempenho do atleta. Mas, mesmo atuando com dores, o jogador é o grande nome da campanha alviverde no torneio, com dois gols na competição.
Responsável por lançá-lo ao profissional do Vasco, em 2017, o técnico Milton Mendes, atualmente sem clube, acredita que Paulinho, mesmo não estando 100% fisicamente, é o mais decisivo da equipe de Abel Ferreira.
“O melhor (jogador do Palmeiras) não posso te garantir, porque não conheço os outros atletas, mas que tem sido o mais decisivo, certamente. É igual aquele jogador que entra para bater o pênalti e sai. Ele entrou, fez a diferença, o gol e saiu, para ficar pronto já para o próximo jogo. Vejo o Paulinho num patamar muito bom e de crescimento.
O Paulinho é um jogador de alinhamento curto, com passes internos e aproximação e não de profundidade. E na finalização ele cresceu muito. Hoje, mesmo com essa pequena defasagem física e clínica, está um pouco atrás, mas quando ele conseguir buscar esse 100% nessas duas vertentes, sem lesões, certamente é um jogador que pode jogar muito fácil em qualquer equipe mundial”, disse o treinador, em entrevista ao ESPN.com.br.
Revelado no Vasco, ele foi contratado pelo Bayer Leverkusen em 2018 por 20 milhões de euros (R$ 105 milhões na cotação da época), na que é, até hoje, a maior venda do Cruzmaltino, mas não se firmou na Alemanha. No mesmo período em que a promessa do Vasco fazia sucesso e era vendida para o futebol alemão, surgia um jovem chamado Vinicius Jr., joia do Flamengo que chamava a atenção do mundo antes de ir para o Real Madrid, em 2017, naquela que até hoje é a maior venda da história rubro-negra: 45 milhões de euros (R$ 164 milhões na época)
E é nesse contexto que as comparações começaram a surgir. Para Milton, existe um pequeno diferencial entre eles para que um vingasse na Europa e outro “batesse e voltasse”.
O treinador acredita que Paulinho vai para o Leverkusen e já chega para jogar, mesmo muito novo, enquanto Vinicius Jr., por sua vez, começa atuando na equipe B do Real Madrid e tem um período de adaptação até atingir o nível da equipe profissional.
2:12
Técnico lembra comparações de Paulinho com Vinicius Jr. e explica ‘pequeno diferencial’ entre o sucesso e insucesso no futebol europeu
Milton Mendes concedeu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br
“No momento em que Paulinho vai para o Bayern Leverkusen, queimaram etapas. Um menino que saiu com 18 anos do Vasco da Gama, de uma realidade completamente diferente do que a da Europa, não falava a língua alemã e tinha dificuldade de entendimento dos colegas. Não conhecia a língua, não conhecia absolutamente nada, então, isso não o ajudou também”, lembrou o ex-técnico.
“Sendo que, do lado inverso, o Vinicius ficou quase um ano se preparando, a língua é mais fácil, a Espanha é mais parecida com o Brasil, o clima, a alimentação, o próprio idioma. Então, acredito que foi esse o passo que fez com que o Paulinho batesse e voltasse no futebol europeu. Mas se ele tivesse tido esse tempo de preparação, tentasse falar a língua e se aproximasse muito mais da cultura alemã, teria sido diferente”, acrescentou o treinador, à ESPN.
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.