Foi registrado acúmulo de granizo nas ruas –
Moradores das regiões de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Neves e de outras localidades de Ponta Grossa registraram uma forte chuva de granizo que atingiu o município no final da tarde desta segunda-feira (24). A precipitação começou por volta das 17h45. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as pedras de gelo causaram danos em telhados, alagamentos e acúmulo de granizo nas ruas, que chegaram a ficar completamente brancas.
Equipes do Corpo de bombeiros e da Defesa Civil da cidade estão atendendo aos chamados de moradores que foram afetados pelo temporal. Conforme repassou o Tenente-Coronel André Lopes de Oliveira, comandante do 2° Batalhão de Bombeiro Militar de Ponta Grossa (2º BBM), ao Portal aRede, estão sendo distribuídas lonas no Quartel Central do município, localizado na Praça Roosevelt, 43, no Centro.
Segundo ele, inúmeros chamados da população foram registrados após a tempestade, porém, o levantamento de estragos e ocorrências ainda será realizado ao longo da noite. “Muitos chamados foram feitos devido aos estragos causados, o Corpo de bombeiros e a Defesa Civil estão trabalhando para atender as ocorrências. No momento, também estão sendo distribuídas lonas para os moradores, para ajudar aqueles que tiveram imóveis danificados pela tempestade desta segunda-feira”, pontua.
Fotos e vídeos encaminhados para o Portal aRede e o Jornal da Manhã mostraram cenários de destruição e transtornos causados em Ponta Grossa. Ruas, calçadas e, na área rural, plantações foram cobertas por pedras de gelo. Ainda, algumas residências atingidas pelas pedras acabaram sendo alagadas, devido à força da precipitação.
GALERIA DE FOTOS
SAIBA MAIS:
Confira vídeo da tempestade de granizos em Ponta Grossa nesta segunda
Vídeos mostram ruas e calçadas de ‘Uvaranas’ cobertas de granizo
ALERTA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de tempestade no Paraná. O aviso é válido até esta terça-feira (25). De acordo com o Inmet, o alerta vermelho de tempestade no Paraná indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia. A Defesa Civil do Paraná também emitiu um alerta para os moradores poderem se proteger da possível tempestade.
Com o avanço da chuva forte, os municípios estão sob risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
AJUDA – Em casos de destelhamentos, quedas de árvores ou qualquer incidente causado pela forte chuva, a população deve acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros através dos telefones: (42) 3220-6025 e (42) 3220-1200, agentes da Defesa Civil pelo número: (42) 3220-1030. Os oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM), também podem auxiliar a população no telefone: (42) 3220-1040.
Também é aconselhável que procurar abrigo seguro; se necessário, ajuda médica; verificar se há danos à propriedade e se há necessidade de reparos. Essas orientações ajudam a garantir a segurança e a proteção dos bens e da vida durante e após tempestades.
Saiba em quais números pedir ajuda após tempestade em Ponta Grossa
RELEMBRE – Em 2025, mais de 400 famílias precisaram de doações após uma chuva de granizo atingir Castro. Foram entregues roupas, cobertas, colchões, lona, telhas, madeira, cestas básicas e produtos de limpeza e higiene, entre outros itens.
Segundo o Tenente-Coronel André Lopes, mais de 60 casas foram danificadas pela quantidade de granizos e devido à força da chuva. Agentes informaram que houve muitos casos de destelhamento. Na ocasião, a tempestade de granizo cobriu diversas ruas da cidade, além de trechos da PR-151.


