Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Temporais e risco de queimadas em algumas regiões; veja a previsão do tempo para hoje

A presença de um sistema de baixa pressão, somado ao fluxo de ar quente e úmido do Norte do Brasil e a presença de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, aumenta a umidade sobre o Sul do nesta segunda-feira (15). No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam a se espalhar ainda pela manhã, com risco para alguns temporais no meio-oeste, na região central e na Serra Gaúcha, chuva que pode vir acompanhada por raios e trovoadas.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

A situação é de atenção para o sudoeste e leste do RS, pela ocorrência de chuva moderada a forte, inclusive em Porto Alegre. No decorrer do dia, a chuva se espalha por áreas do oeste, sul e leste de Santa Catarina, variando entre moderada e forte intensidade, principalmente em regiões próximas ao estado gaúcho. No Paraná, as instabilidades começam a avançar por áreas do sul e sudoeste paranaense a partir da tarde, se espalhando para as demais regiões já no período da noite. A semana ainda começa com sol e nebulosidade variável em Curitiba e Florianópolis, com possibilidade de chuva só à noite nas capitais. O norte do PR, continua com o padrão de tempo firme, muito calor e ar mais seco.

No Sudeste, a circulação de ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente mantém as instabilidades sobre o norte do Rio de Janeiro e o litoral e norte do Espírito Santo. A previsão é de pouca chuva e de forma mal distribuída em Vitória, intercalando períodos de sol durante a manhã e a tarde. No norte do Rio, a chuva cai de forma rápida entre o final da manhã e início da tarde.

São Paulo e Minas Gerais começam a semana com tempo firme, mais sol no decorrer do dia, calor e ar muito seco, especialmente no interior. Segunda, sem chuva na cidade de SP e máxima subindo até os 29 °C. A umidade relativa do ar continua em alerta no noroeste e norte paulista e entre o Triângulo e noroeste mineiro ao longo da tarde. Atenção ainda voltada com o risco elevado de queimadas no interior da região.

Enquanto no Centro-Oeste, a umidade presente na atmosfera, estimulada pelo fluxo de umidade entre Amazonas e Rondônia, provocam pancadas de chuva irregulares na região central, no oeste e norte de Mato Grosso neste começo de semana – manhã se segunda com muito sol e rápida elevação de temperatura.

Durante a tarde a combinação de calor e umidade pode estimular núcleos mais isolados e localizados sobre Cuiabá, com previsão de chuva moderada. Atenção entre o oeste e noroeste do estado, para pancadas mais fortes. Pode chover também, de maneira pontual e isolada, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no final do dia, pela atuação do cavado sobre o Sul do país.

Nas demais regiões, entre Goiás e o Distrito Federal, o predomínio continua sendo de tempo aberto, com calor intenso e alerta de baixa umidade durante o dia – Brasília, Goiânia, Campo Grande e o extremo sul de MT, com alerta para valores entre 20 e 12%.

Já no Nordeste, a circulação de ventos marítimos mantém a ocorrência de chuva sobre parte da costa leste da Região. Pode chover de forma moderada no Recôncavo baiano, entre o litoral do Sergipe e Pernambuco, intercalando aberturas de sol. Pode chover de maneira isolada e mais rápida no litoral da PB e do RN, em Natal, atenção com rajadas de ventos forte de até 70 km/h.

No interior nordestino segue com predomínio de tempo firme, bastante calor e baixa umidade do ar no período da tarde – os índices mais críticos continuam sendo registrados entre o sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com alerta para umidade entre 20 e 12% e calorão acima de 35 °C.

E no Norte, a combinação de calor e umidade mantém o tempo instável no Amazonas, no oeste e sul de Roraima e no centro-sul de Rondônia – o sol, aparece entre nebulosidade variável e pode chover a qualquer momento – a situação é de atenção para pancadas moderadas a forte, não descartando alguns temporais localizados. As capitais, Macapá e Belém, começam a semana sem chuva, com muito sol e calor. O ar seco ainda mantém os baixos índices de umidade relativa do ar em todo o Tocantins e o risco de queimadas continua alto na região ao longo do dia.

Compartilhe:

Veja também: