As chuvas intensas que atingem o Texas desde sexta-feira 4 já deixaram mais de 30 mortos e provocaram o desaparecimento de dezenas de meninas. A tragédia reacendeu a lembrança de situação semelhante ocorrida há quase 40 anos na mesma região, conforme relatam a Reuters e a AP.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em 1987, uma enxurrada repentina no Rio Guadalupe atingiu um grupo de jovens que voltava de um retiro religioso. Dez adolescentes morreram.
O episódio, lembra o jornal O Globo, inspirou o longa-metragem Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos?. O filme foi lançado em 1993. Ganhou notoriedade no Brasil por suas exibições na televisão aberta.
Dirigida por Chris Thompson, a produção reconstitui os momentos de desespero vividos pelos adolescentes durante a enchente. O grupo, que retornava de um acampamento cristão em Comfort, no Texas, foi surpreendido pela elevação súbita do rio no dia 17 de julho daquele ano.
Reportagens da época, publicadas pelo The New York Times, narram que alguns jovens tentaram formar uma corrente humana para resistir à correnteza, enquanto outros subiram em árvores na tentativa de escapar das águas.
Entre as vítimas estava Melanie Finley, de 14 anos, que caiu de uma corda de helicóptero durante o resgate. O corpo de John Bankston Jr., de 17 anos, nunca foi localizado.
O desastre de 1987 aconteceu depois da queda de 120 a 250 milímetros de chuva. Na ocasião, o serviço meteorológico havia recomendado a evacuação da região em torno do Rio Guadalupe devido à chuva intensa, mas o volume de água subiu de forma repentina.
Desta vez, os temporais já ultrapassaram essa marca em algumas áreas, como Hunt, segundo registros meteorológicos.
Um sensor no Rio Guadalupe mostrou um aumento de 6,7 metros em apenas duas horas, antes de parar de funcionar ao atingir os 9 metros, conforme informou Bob Fogarty, do Serviço Nacional de Meteorologia.
A geografia da região agrava o risco. “”Quando chove, a água não penetra no solo”, disse Austin Dickson, diretor da Community Foundation of the Texas Hill Country, entidade que coordena doações para ações de emergência.”“Ela desce morro abaixo.”
Trump lamenta enchente no Texas
Desta vez, as chuvas devastaram o Camp Mystic, um retiro cristão à beira do mesmo rio. 27 meninas que estavam no local continuam desaparecidas.
Leia mais: “Enchentes no Texas deixam 24 mortos e desaparecidos, incluindo crianças; vídeos”
“O acampamento foi completamente destruído”, disse Elinor Lester, de 13 anos, uma das sobreviventes. “Foi muito assustador.”
As buscas mobilizam cerca de 500 pessoas, com apoio de 14 helicópteros e 12 drones. Até o momento, 237 pessoas foram resgatadas com vida.
Em vídeo publicado na rede X, o governador do Texas, Greg Abbott, mostrou uma operação de resgate em que uma pessoa foi retirada do topo de uma árvore por um socorrista suspenso por um helicóptero. “Não vamos parar até que todos sejam encontrados.”
O vice-governador Dan Patrick pediu orações, enquanto o ex-presidente Donald Trump afirmou que as inundações “são terríveis.” Trump acrescentou. “É impactante.”