Segundo o The Athletic, suplemento esportivo do jornal The New York Times, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, entrou em um “período de exclusividade” para acertar a compra do Everton, da Premier League.
De acordo com o veículo, a negociação do norte-americano é para comprar 94% das ações dos Toffees, que atualmente pertencem ao empresário Farhad Moshiri.
O jornal aponta, inclusive, que já há pré-acordos assinados entre os magnatas e o Everton para que a transação seja fechada de forma oficial em breve.
No entanto, para que Textor seja autorizado a comprar a equipe de Liverpool, ele tem que obrigatoriamente vender os 45% que possui de outro clube: o Crystal Palace.
Isso porque a Premier League não permite que uma mesma pessoa seja dona de duas agremiações.
O The Athletic, todavia, afirma que o norte-americano já tem tentando vender suas ações do Palace desde maio, quando contratou a empresa Raine Group para ajudar a encontrar um comprador para o time de Londres.
O Everton é propriedade de Farhad Moshiri desde 2016. Neste oito anos, a tradicional equipe viveu temporadas terríveis, com problemas dentro e fora de campo.
Constantemente brigando contra o rebaixamento, o clube revelou que teve prejuízo acumulado de quase 400 milhões de libras (R$ 2,813 bilhões) entre 2019 e 2023.
Esse número fez a Premier League acionar o time por descumprimento das regras de fair play financeiro, tirando oito pontos da agremiação na última temporada.