A Prefeitura de Tibagi segue investindo na modernização e ampliação da iluminação pública em diversos pontos da cidade e também nos distritos. O trabalho é realizado em conjunto pela Secretaria de Planejamento e Secretaria de Obras, com execução iniciada em fevereiro deste ano e cronograma que segue em andamento.
As ações fazem parte do Programa Ilumina Paraná, do Governo do Estado, com 359 novos pontos de iluminação e investimento total de R$ 323.914,49, em processo licitatório, contando com contrapartida da Prefeitura. A COPEL é parceira na execução dos serviços, responsável pela instalação das luminárias.
Até o momento, já foram executados os serviços de extensão e melhoria da iluminação nas ruas Fábio Fanucchi, Júlio Chizini, Irineu Gobbo, Vila Santo Antônio e Pinheiro Seco.
Nos próximos meses, as obras seguem para os trechos da Marginal da BR-376 (em frente à Bela Agrícola, Tróia Leilões e Restaurante Aires), final da Avenida Godelipe Horn, no Alto do Amparo, Rua José da Cruz Machado, no Santa Paula, e Rua Oraide Lavandoski, no São Bento. Locais que receberão novas luminárias e, em alguns casos, realocação de postes para melhor segurança.
“A iluminação pública é também segurança pública. Esse é um projeto que vem sendo planejado há bastante tempo e que não vai parar por aqui. Graças à parceria com o Governo do Estado e à boa gestão dos recursos, estamos conseguindo ampliar a cobertura e atender mais comunidades”, destacou o prefeito Rildo Leonardi.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Bonasso, reforça que a modernização também traz economia para o município. “Estamos substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que têm maior durabilidade, consomem menos energia e oferecem uma iluminação mais clara e uniforme. Isso representa mais eficiência e qualidade.”
Já o secretário de Planejamento, Fernando Kogus, explica que o trabalho segue um planejamento para garantir o atendimento de toda a área urbana, “os projetos foram elaborados para atender os pontos urbanos da cidade e dos distritos. Em breve, os locais já cadastrados também receberão as novas luminárias, completando mais uma etapa do nosso planejamento de infraestrutura.”



