Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tibagi é o 3º maior produtor de trigo do Paraná e líder nos Campos Gerais – Prefeitura Municipal de Tibagi

Tibagi segue entre os maiores produtores de trigo do Paraná e mantém a liderança na região dos Campos Gerais na safra 24/25, mesmo com a redução na área plantada. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), na safra atual, a área plantada diminuiu de 22,4 mil hectares para cerca de 20 mil hectares, mas a produtividade aumentou, com estimativa de 78 mil toneladas. Com 40% da produção já colhida até o momento.

Na safra 23/24 Tibagi colheu 50,4 mil toneladas de trigo, ocupando o terceiro lugar no ranking estadual, atrás apenas de Cascavel (65,5 mil toneladas) e Londrina (57 mil toneladas). O avanço confirma o bom momento da agricultura no município, que segue fortalecendo o setor de grãos, de acordo com o prefeito Rildo Leonardi.

O secretário municipal de Agricultura, Eduardo Torres, explica que esses resultados mostram o esforço e a capacidade dos produtores de se adaptar aos desafios do clima. “Se comparar com a safra passada, tivemos uma área um pouco menor, mas um ganho em produtividade, o que mostra um avanço importante. Mesmo com custos altos e algumas adversidades do clima, os produtores avaliam a colheita como satisfatória e estão otimistas para as próximas safras”, destacou.

Torres também avalia o cenário para o próximo ano, com base nos dados apresentados pelo Departamento de Economia Rural, “a estimativa do Deral é para um cenário bem positivo. A produção de 2025 foi cerca de 30% maior do que a do ano passado, o que mostra um bom desempenho das lavouras. E, se tudo seguir nessa linha, a expectativa é que a safra de 2026 seja ainda maior, chegando perto das 100 mil toneladas. É um número otimista, mas possível, considerando o potencial dos nossos produtores e as condições que a gente vem observando.”

O boletim de safra do Deral, divulgado no fim de setembro pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, apontou um rendimento médio estadual de 3.258 kg por hectare, superior aos 2.139 kg/ha da safra anterior. O volume de produção de grãos no Paraná também segue em crescimento, superando inclusive o recorde da safra 22/23.

Nos Campos Gerais, Tibagi lidera com folga, tendo uma produção de 50.456 toneladas por 22.400 há; seguido por Arapoti: 10.000 ha – 30.600 toneladas; Palmeira: 11.400 ha – 29.070 toneladas; E Castro: 15.000 ha – 28.050 toneladas.

Apesar da boa produtividade, os preços do trigo registram queda neste ano. Segundo dados da Copagril, a saca de 60 kg está sendo comercializada a R$ 64,00 neste mês, valor 19% menor que no mesmo período do ano passado, quando o preço médio era de R$ 79,00. Ainda assim, produtores com colheita dentro da normalidade e boa qualidade têm conseguido margem de rentabilidade positiva, mesmo que discreta, de acordo com o Governo do Paraná.

O prefeito Rildo Leonardi ressalta o papel do setor agrícola na economia de Tibagi e o comprometimento dos produtores rurais. “Quando a gente fala da produção de trigo em Tibagi, a gente está falando do trabalho de muita gente que acredita no campo e faz a diferença na nossa economia. Mesmo com as dificuldades do clima e o aumento dos custos, os produtores não desanimaram. O que vemos é uma agricultura cada vez mais técnica e comprometida, que mantém Tibagi entre os maiores produtores do Paraná”, afirmou.

Rildo também ressaltou o apoio da administração municipal ao setor. “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre os produtores, as equipes da Secretaria de Agricultura e a Prefeitura, que busca sempre incentivar o campo e fortalecer a economia local. O mais importante é saber que o campo continua gerando renda, oportunidades e desenvolvimento para o nosso município”, completou o prefeito.

Texto: Kauana Neitzel / Ascom Tibagi

Fotos: Jeferson Luiz / Ascom Tibagi

Arte: Ascom Tibagi

Compartilhe:

Veja também: