O projeto Teatro é Escola – Criança Consciente passou por Tibagi nesta segunda-feira (20), com uma apresentação gratuita realizada na Escola Municipal Telêmaco Borba. A ação cultural encantou estudantes e educadores, unindo teatro, educação e sustentabilidade em uma experiência artística que provocou reflexão e emoção.
A peça conta a história de Pedro, um menino que perde seu gato e embarca em uma jornada repleta de encontros mágicos com personagens fantásticos, como a Coruja, o Saporóide e uma sereia. Ao longo do caminho, ele aprende lições valiosas sobre amizade, coragem e responsabilidade com o meio ambiente. O elenco é formado pelos atores Vinicius Alexandre, Diego Enrique e Guerra Figueiredo, que dão vida aos personagens com sensibilidade e dinamismo.
Além do espetáculo, o projeto oferece oficinas para professores em algumas cidades participantes, mostrando como o teatro pode ser usado como recurso pedagógico. Em Tibagi, a ação mobilizou a comunidade escolar e aproximou o fazer artístico do cotidiano da educação pública.
“Democratizar o acesso à arte e inspirar práticas sustentáveis nas escolas é a forma que encontramos para fortalecer a relação das crianças com a natureza. Ao unir teatro e educação ambiental, mostramos que cultura também é compromisso social e responsabilidade com o futuro”, destaca a produtora Érika Vernek.
Todos os figurinos e cenários do espetáculo são confeccionados com materiais recicláveis e biodegradáveis, reforçando visualmente a proposta ecológica do projeto. A cenografia é assinada por Nessandra Cordeiro e os figurinos por Kevin Braga, profissionais que contribuem diretamente para o impacto visual e educativo da montagem.
A circulação do Teatro é Escola – Criança Consciente contempla 10 municípios com até 20 mil habitantes do Paraná. A iniciativa é viabilizada com recursos do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, com patrocínio da COPEL – Companhia Paranaense de Energia, e conta com apoio das Secretarias de Cultura e Educação dos municípios envolvidos.