O Como acertou a contratação, por empréstimo de uma temporada, do goleiro Henrique Menke, de 18 anos, que estava no Internacional. A informação foi confirmada pela ESPN.
A equipe italiana pagou 150 mil euros ao clube gaúcho e estabeleceu uma opção de compra de até 1,6 milhão de euros, conforme metas a serem alcançadas. O Inter manteve 20% dos direitos em uma eventual negociação futura.
Henrique já treinava com os profissionais em Porto Alegre, mas estava atrás na disputa com os goleiros do elenco principal. Atuava pelo time sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria e integrou o grupo da seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-20 neste ano.
Fundado em 1907, o Como faliu em 2016 e precisou recomeçar a partir da quarta divisão italiana. A história do clube — sempre associado ao famoso lago de mesmo nome — mudou radicalmente em 2019, quando foi adquirido pelo grupo indonésio Djarum, ligado à indústria do tabaco.
O acesso à Serie A veio em 2024, já com Cesc Fàbregas, que havia chegado como jogador, no comando técnico. O espanhol também é acionista minoritário do clube, assim como Thierry Henry.
Nos últimos dois anos, o Como chamou atenção com contratações de impacto, como Raphaël Varane, Dele Alli, Nico Paz e Sergi Roberto. Em seu retorno à elite italiana, terminou o campeonato na décima colocação.
Henrique Menke integrará inicialmente o time B do Como, sendo considerado uma aposta para o futuro pelo clube.
O elenco principal conta com os goleiros Pierre Bolchini (26 anos), Mauro Vigorito (35) e o francês Jean Butez (30). O espanhol Pepe Reina, aos 42 anos, anunciou a aposentadoria em junho.