Três torcedores do Atlético-MG saíram de Belo Horizonte na última segunda-feira (17) com uma missão ousada: chegar a Assunção, que fica a pouco mais de 1.800 quilômetros de distância, a bordo de uma Kombi. A capital do Paraguai vai receber a final da CONMEBOL Sul-Americana entre Lanús e Galo no próximo sábado (22), às 17h (de Brasília). A viagem foi concluída na noite de quinta-feira depois de três dias na estrada, um perrengue com combustível e muita emoção.
A aventura começou a partir de uma ideia de Igor Batista, dono do veículo. Ele reuniu mais dois amigos, Cris e Juninho, para colocar a viagem em prática. O custo do trajeto, com hospedagem em hotéis para dormir, combustível, alimentação e pedágio, foi planejado em cerca de R$ 10 mil. A partir de uma divulgação nas redes sociais, o trio conseguiu apoio de patrocinadores, que ajudaram a viabilizar a viagem.
O grupo fez algumas paradas estratégias no caminho de Minas Gerais ao Paraguai. A primeira foi em Franca, em São Paulo, ainda no primeiro dia. De lá, seguiram para Londrina, no Paraná. O destino seguinte foi Foz do Iguaçu, no mesmo estado. De lá o caminho seria direto ao estádio Defensores del Chaco, palco da final.
Em viagens desse tipo, porém, imprevistos acontecem. E foi já no país vizinho que o maior perrengue começou. A Kombi chegaria ao local estipulado ainda às 13h (de Brasília) de quinta-feira. Mas um erro grave fez com que tudo se tornasse mais difícil.
Quando pararam o veículo para abastecer, a apenas 40 quilômetros do estádio, a atendente do posto colocou diesel — em vez de gasolina, que seria o combustível certo — no automóvel. Ninguém percebeu a confusão. A Kombi andou um pouco, mas logo parou. Os três aventureiros acharam que algo havia pifado. Por sorte, um macânico paraguaio, que tentava ajudar, percebeu o erro.
Foi preciso remover todo o diesel para depois completar com gasolina e conseguir retomar a viagem. O grupo retornou para a estrada quase seis horas depois. Nesse meio tempo, houve também uma mudança de destino. Em vez de ir para o estádio, os três optaram por parar na Casa da Massa, um local que tem recebido torcedores atleticanos nesta semana de final.
O relógio marcava 19h45 (de Brasília) quando finalmente os viajantes desceram da Kombi e encontraram outros torcedores atleticanos. Eles foram recebidos com festa e choraram de emoção.
“Eu uso meu nome como Cris Galo. A gente vive o Galo. Tenho 47 anos, e muita gente pode falar: ‘Velho e bobo’. Mas não. O Atlético-MG é uma coisa muito diferente. Eu não consigo explicar. Vem desde pequeno, e graças a dois tios cruzeirenses, que me levaram em um clássico e o Galo ganhou”, disse Cris, à ESPN.
“A gente é muito atleticano. Queríamos estar aqui. [É muito legal] Chegar e ver essa galera toda vibrando com a gente, [vibrando] que chegamos bem”, completou.
Onde assistir a Lanús e Atlético-MG pela Sul-Americana
A final entre Lanús e Atlético-MG será disputada às 17h (de Brasília) do próximo sábado (22), no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, com transmissão ao vivo do Disney+.


