Cerca de 24 horas antes de a bola rolar para Estudiantes e Flamengo, pelo duelo de volta das quartas de final da CONMEBOL Libertadores, parecia que o jogo já tinha começado. A torcida do clube argentino foi até o local em que a delegação dos brasileiros está concentrada e fez uma grande queima de fogos.
As imagens foram captadas por José Boto, diretor de futebol do Rubro-Negro, que filmou o momento de “bagunça” nos arredores do Greenville Polo & Resort. O português, que chegou ao Brasil no início do ano e não deve estar acostumado a esse tipo de comportamento de torcedores, postou as imagens, marcou o horário que tudo aconteceu e também o perfil da Libertadores.
O confronto entre Estudiantes e Flamengo, valendo vaga na semifinal da Libertadores, ganhou contornos de muita rivalidade, já que o Rubro-Negro, que venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 2 a 1, reclamou bastante da arbitragem. Boto, inclusive, foi um dos mais exaltados na ocasião, dizendo que o que havia acontecido foi “escandaloso e vergonhoso”.
A repercussão da arbitragem foi tão grande que, dias depois, a Conmebol decidiu anular o cartão vermelho de Gonzalo Plata, que, com isso, está liberado para o jogo desta quinta.