A Independente, principal torcida organizada do São Paulo, prepara uma série de homenagens ao zagueiro Juan Izquierdo na partida desta quarta-feira, diante do Atlético-MG, no Morumbis, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30.
O jogador do Nacional morreu na última terça-feira (27), cinco dias após sofrer um mal súbito no segundo tempo do jogo válido pela CONMEBOL Libertadores.
Nesta quarta, a tradicional recepção ao ônibus do São Paulo será feita com fumaças nas cores vermelha, preta, branca e azul, fazendo referência ao clube uruguaio. Além disso, os torcedores planejam rezar uma versão do ”Pai Nosso”, em voz alta, antes de a bola rolar.
”Somos o Clube da Fé e, nesse momento de medo e dor que passam os colegas de profissão, queremos passar toda corrente de confiança e força para os jogadores e conforto para a família de Juan Manuel Izquierdo. Ele não era do nosso time, mas caiu em nossa casa, diante de nossa gente. Sendo assim, se tornou um de nós. O pedido é: independentemente da sua crença, ore conosco”, diz o presidente da Independente Henrique Gomes de Lima, conhecido como Baby, em vídeo divulgado nas redes sociais.
O São Paulo se colocou à disposição para dar total suporte aos atletas que quiserem se deslocar ao Uruguai para o velório e enterro de Izquierdo, que devem acontecer na quinta. Existe até mesmo a movimentação para o aluguel de um avião para que boa parte deles compareça à cerimônia.
Além disso, o Tricolor ainda colocou à disposição dos atletas um psicólogo, que não é funcionário do clube, mas que pode ser acionado caso seja necessário.
O que aconteceu com Izquierdo
Izquierdo passou mal após sofrer uma arritmia cardíaca e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o hospital informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
”Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio”, afirmou.
Vida e carreira de Juan Izquierdo
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, passou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira passagem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve passagem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele registrou 24 partidas e marcou um gol pelo time.