O evento esportivo também comemorou o Dia dos Pais; A iniciativa incentiva a prática de atividades esportivas
Publicado: 06/08/2025, 00:30

Torneio de futsal promove integração social e celebra o Dia dos Pais na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul –
A Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, entre os dias 21 de julho e 5 de agosto, realizou um torneio de futsal com a participação das pessoas privadas de liberdade (PPL), em uma ação conjunta com o Conselho da Comunidade local e a Secretaria Municipal de Esportes de Cantagalo. A iniciativa teve como objetivo principal incentivar a prática de atividades esportivas, promover a integração social e celebrar a chegada do Dia dos Pais.
A competição foi cuidadosamente organizada dentro dos parâmetros de segurança, respeitando a tipificação dos crimes, e contou com equipes formadas pelos próprios internos da unidade. A arbitragem dos jogos foi realizada por um interno escolhido entre os participantes, fortalecendo o sentimento de autonomia e responsabilidade coletiva.
Para o policial penal André Conte, que atua na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e que realizou a articulação do evento, relatou que: “organizar o torneio de futsal na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul foi uma experiência extremamente positiva. Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de integração, disciplina e valorização da convivência respeitosa. Agradeço ao Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul e à Secretaria de Esportes de Cantagalo pela parceria e pelo apoio essencial para a realização do evento. Iniciativas como essa contribuem diretamente para a humanização do cumprimento da pena e para a promoção de um ambiente mais saudável dentro da unidade”, destacou.
Os materiais utilizados foram gentilmente cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes de Cantagalo, viabilizando a realização da atividade com qualidade e organização. “A secretaria de esportes destinou para a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul alguns materiais esportivos, sendo bolas de futsal, coletes, apito e luvas de goleiro para uso dos custodiados, entendendo assim que a prática do esporte é uma ferramenta que contribui para a reintegração social”, disse o secretário de esportes do município, Rudimar Vagliati.
Ao final do torneio, as três equipes mais bem classificadas foram premiadas com kits contendo chocolates, bolachas, doces de amendoim e refrigerantes – todos itens permitidos nas sacolas mensais – doados pelo Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul.
O presidente do Conselho da Comunidade, Vinicius Sterza, destacou que: “a iniciativa teve como objetivo reconhecer o esforço e a dedicação dos participantes, incentivando a prática de atividades esportivas como instrumento de socialização, cooperação e promoção da saúde física e mental no ambiente prisional”, afirmou.
A ação demonstrou o potencial transformador do esporte como ferramenta de reinserção social, promovendo um ambiente de respeito, cooperação e fortalecimento de vínculos interpessoais. Além disso, reforçou a importância de se investir em atividades que valorizem o ser humano, contribuindo para um ambiente mais digno no sistema prisional.
Comemorando uma data tão simbólica como o Dia dos Pais, a iniciativa também favoreceu o reconhecimento das PPL enquanto sujeitos em processo de reintegração social, reforçando a relevância de políticas públicas voltadas à humanização do cumprimento da pena.
Com informações da assessoria de imprensa.