Recuperação da unidade pode se estender até 2026 e permanece paralisada com 90% de sua estrutura comprometida
Publicado: 26/09/2025, 11:08

As chuvas ocorreram no domingo (21) e segunda-feira (22) em São Paulo e deixaram rastro de destruição –
A Toyota interrompeu todas as suas operações no Brasil depois do temporal que destruiu sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), no início da semana. As chuvas ocorreram no domingo (21) e segunda-feira (22) em São Paulo e deixaram rastro de destruição.
A unidade era responsável pelos propulsores do Corolla, Corolla Cross e Yaris, e mais de 90% de sua estrutura foi comprometida. A informação é do Auto Esporte. Com a paralisação, também foram afetadas as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, onde são produzidos Corolla, Corolla Cross, Yaris (exportação) e o Yaris Cross, previsto para outubro. Ao todo, as três plantas reúnem cerca de 6.700 trabalhadores.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, equipamentos de alta precisão foram danificados e a recuperação deve se estender até 2026. “É bem provável que a Toyota não volte a produzir este ano devido à falta de motores”, afirmou o presidente da entidade, Leandro Soares. Em Sorocaba, que concentra 4.500 trabalhadores, o sindicato negocia férias coletivas, uso de banco de horas e possíveis layoffs para evitar demissões.
A montadora, que em 2024 fabricou mais de 200 mil veículos e é a quinta maior do país, confirmou a paralisação e não prevê data de retorno. A Defesa Civil isolou a unidade de Porto Feliz, enquanto sindicato e empresa negociam férias coletivas e possíveis layoffs para evitar demissões.
Com informações de: Agrofy News.