Popó venceu a luta contra Wanderlei Silva, neste sábado (27), pelo Spaten Fight Night 2. Só que o duelo foi marcado por uma briga generalizada das duas equipes ao término do combate.
Em entrevista exclusiva à ESPN, André Dida, treinador de Wanderlei Silva, deu sua versão sobre o caso e contou o que o ‘Cachorro Louco’ ouviu do árbitro antes de a confusão se formar – Wand chegou a sofrer três punições por golpes ilegais no boxe.
“Popó lutando com o Wanderlei, o Wanderlei caiu ali, eles se trombaram. Popó deu soco na barriga do Wanderlei. Isso é ilegal. E ele olhou pra gente e piscou. Mas tá tudo certo, tudo certo. A gente levou na brincadeira, no bom sentido de ‘segue o lance’. A gente realmente estava confiante na vitória do Wanderlei. E tava acontecendo, tava acontecendo”, conta André, para completar.
“Aí o Wanderlei, pela situação, rolou duas situações, acho que de cabeçada, duas ou uma. Veio um árbitro do evento e falou ‘ó, mais uma situação dessa o juiz vai parar a luta.’E a gente disse ‘ok.’E quando fui ver, o juiz interrompeu a luta, não entendi nada. Mas tudo bem, a gente falou, ‘vem pra cá, Wanderlei, tudo bem, acabou a luta'”, completou o treinador.
Ainda na entrevista, Dida deu a versão da equipe de Wanderlei sobre a confusão. O ‘Cachorro Louco’ chegou a desmaiar após ser agredido e deixou o ringue amparado e com o rosto muito machucado.
“Vocês estavam acompanhando o combate, realmente é um combate…tudo o que estava acontecendo, a luta estava sendo dentro do octógono, dentro do ringue. O juiz interrompeu a luta, e quando fui pegar a banqueta pra subir, para o Wanderlei descansar, ele estava cansado do combate, vi que o Thor e o Werdum já estavam lá dentro, e o time do Popó já estava lá. E vi que eles começaram a trocar, se xingar. E nesse momento veio uma agressão do time do Popó. Então quando rolou a primeira agressão, ali acendeu o fogo pra pólvora. E aí acabou, todo mundo se envolveu”, conta Dida, para completar.
“Infelizmente foi uma ação errada, onde todo mundo tá errado, não tem certo, nem errado. Mas tem quem começou. Então é muito triste saber que um evento tão bom como esse, divulgando nosso esporte, divulgando a luta, acabar dessa forma. Mas lembrando, a luta tava acontecendo entre o Popó e o Wanderlei Silva, mas quando entrou o time do Popó ali…”
“Mas quando o time do Popó invadiu o ringue, foram pra cima do Thor, foram pra cima do Werdum, e ali começou, desencadeou, e vocês tão vendo nas redes sociais a situação ruim que ficou. Espero que a gente consiga dar a volta por cima, melhorar essa imagem. Hoje foi um capítulo, começou muito legal, e terminou numa situação horrível para o evento”, finalizou.
1:06
Confusão após luta entre Wanderlei Silva e Popó: veja como começou e como terminou a pancadaria entre as equipes
Imagens: Ag Fight | Popó venceu a luta por desclassificação de Wanderlei Silva
Desde a quinta-feira (25), Wanderlei Silva e Popó trocaram provocações. A questão do peso foi a principal polêmica entre os dois, com o ‘Cachorro Louco’ chamando Popó de ‘bunda mole’. A lenda do boxe retrucou e prometeu acabar com Wand no ringue.
Durante o combate, Popó, ‘jogando em casa’, buscou a luta e procurou derrubar Wanderlei Silva logo no início, mas o ‘Cachorro Louco’ não deixou barato e foi para cima de Popó. No entanto, cometeu penalidades (três, no total).
A postura de Wand, com joelhadas e cabeçadas, irritou bastante Popó, que chegou a cair durante uma cabeçada.
O combate foi encerrado no quarto round. Logo após o encerramento, as equipes dos astros da noite protagonizaram cenas lamentáveis no ringue, com um dos membros do time de Popó, inclusive, nocauteando Wanderlei.
Não se sabe ainda quem foi o responsável por dar um soco em Wanderlei Silva, que chegou a desmaiar no meio das cenas lamentáveis. O Cachorro Louco deixou o ringue amparado após o desmaio.
Vencedor da noite, Popó pegou o microfone e pediu perdão ao público presente.
“Tomei três cabeçadas, proposital. isso é boxe, não é MMA. Quero pedir perdão para vocês, vim dar o melhor”.
Veja abaixo a linha do tempo da luta:
-
Popó começou a luta forçando o jogo em Wanderlei Silva, que também não se escondeu
-
No entanto, Wanderlei Silva aplicou alguns golpes proibidos, como cotovelada, joelhada e cabeçada
-
A cabeça, inclusive, fez Popó cair no ringue
-
Wanderlei Silva acabou perdendo três pontos durante a luta
-
Popó reclamava bastante no ringue, mas a luta não parou
-
Quando o árbitro decidiu dar a vitória para Popó, a confusão se iniciou no ringue
-
A pancadaria generalizada teve, além de Popó e Wanderlei, os dois estafes
-
Wanderlei Silva chegou a desmaiar no meio do ringue e saiu amparado
-
Popó foi ao microfone e pediu perdão pelo acontecido
A luta
Wand começou o combate marchando para frente e foi golpeado com um direto em cheio de Popó. Em seguida, Acelino conectou um cruzado que balançou Silva. Acuado, o ‘Cachorro Louco’ passou a caminhar para trás. Após um início eletrizante, Acelino dosou o ritmo e usou os jabs para pontuar nos segundos finais da parcial.
No início do segundo assalto, Popó aproveitou uma brecha para conectar dois cruzados que levaram Wand ao solo. Talvez no reflexo do MMA, Silva agarrou as pernas de Acelino, sendo advertido pelo árbitro. Encurralado contra as cordas, o ‘Cachorro Louco’ virou alvo fixo para uma saraivada de golpes desferidos por Popó. Resiliente, Silva conseguiu se manter vivo até o soar do gongo.
Disposto a equiparar as ações, Wand voltou para o terceiro round com a estratégia de encurtar e buscar o clinch. Em uma dessa interações, o Cachorro Louco roubou a cena ao desferir uma cabeçada e joelhada na curta distância, sendo novamente advertido pelo árbitro. Uma vez a luta reiniciada, Acelino pareceu ser atingido por um golpe de Silva e foi ao solo, alegando ter escorregado. Nos segundos finais da parcial, os protagonistas da noite trocaram golpes francos, levantando o público presente.
O quarto round começou com tudo. Os atletas precisaram ser contidos pelo árbitro, que deduziu um ponto de Wanderlei por não parar de golpear quando solicitado. Usando o clinch, o Cachorro Louco novamente deu uma cabeçada em Popó, que precisou de tempo para se recuperar do ataque ilegal. Pela cabeçada, Wand perdeu mais um ponto, assinalado pelo árbitro. Na volta da disputa, Acelino voltou a tomar o controle da disputa, espetando com jabs e diretos e evadindo sem ser atingido. Wanderlei deu nova cabeçada e, após perder o terceiro ponto, acabou perdendo a luta por desclassificação.
Assim que o árbitro assinalou o desfecho, a equipe de ambos os atletas passaram a se provocar. E o confronto se deu no ringue, com uma verdadeira briga generalizada entre comissões de Wand e Popó. Um indivíduo do time de Acelino acertou um soco em cheio no Cachorro Louco, que caiu apagado no ringue. A confusão ainda rolou durante alguns segundos, até ser apartada pela equipe de segurança.
E após o anúncio do árbitro, começou um grande caos. Integrantes das duas equipes subiram ao ringue e iniciaram uma grande briga. Um dos atingidos, inclusive, foi Wanderlei Silva, que levou um soco no rosto e, por alguns instantes, ficou desacordado.