Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Troféu Tropeiro de Ouro 2025 premia empresas e personalidades em Castro

As mulheres se destacaram na 5ª edição do Tropeiro de Ouro e levaram quatro dos seis prêmios, entregues na noite de sexta-feira (19) a empresas e personalidades de Castro, em um jantar no Memorial da Imigração Holandesa – o Moinho da Castrolanda. Promovida em parceria pela Associação Comercial e Empresarial (Acecastro), Sindicato Empresarial do Comércio Varejista e Sindicato Rural de Castro, a premiação reconhece e valoriza as iniciativas que tiveram evidência no ano anterior.

GALERIA DE FOTOS

 

A novidade neste ano foi a inclusão da sexta categoria que homenageia a Mulher Empreendedora, além das já tradicionais: Comércio, Indústria, Agronegócio, Prestador de Serviços e Personalidade do Ano.

GANHADORES – O Tropeiro de Ouro na categoria Comércio ficou com o Supermercado Priotto. Diretor-geral da rede de supermercados, Eliezer Prioto afirmou que a homenagem representa uma honra. “Tivemos todas as nossas dificuldades e acabamos vencendo. Ficamos muito gratos”.

Na categoria Indústria, a Calpar Calcário Agrícola levou o prêmio. “Tem o sabor da terrinha nossa. É muito bom. É motivo de muito orgulho e de muito agradecimento por tudo aquilo que a sociedade nos retribui com esse reconhecimento”, apontou Marcos Bertolini, diretor da empresa.

Com apenas cinco anos desde sua fundação, a Melkland Boutique de Queijos foi contemplada com o troféu na categoria Agroindústria. “Para nós esse prêmio é especial por sermos uma empresa recente, diante de tantas empresas que já têm décadas. É uma honra”, enalteceu Agnes Desiree Hermina Bosmuller Van Der Vinne, sócia-proprietária da queijaria.

A Imóveis Prática foi premiada na Categoria Prestador de Serviços e, Sonia Mainardes Ribeiro, sócia-proprietária da empresa, realçou o crescimento da participação feminina no empreendedorismo. “O significado do troféu para mim é a representação da mulher. A nossa força como empresárias, como mulheres, que saem de casa, que trabalham e que conquistam o mundo”, pontuou.

O Tropeiro de Ouro da Mulher Empreendedora reconheceu Lourdes Nuzda, sócia-fundadora do Frigorífico Irmãos Nuzda. “É uma honra muito grande. Esse ano nosso frigorífico está fazendo 30 anos de muito sucesso. Foi muito trabalho, foi muito difícil, mas a gente conseguiu”, celebrou.

O prêmio que reconhece a Personalidade do Ano foi para Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, que tem uma carreira marcante como professora nos colégios São José, Agrícola Olegário de Macedo e Instituto Cristão. Em sua trajetória de educadora, que já dura mais de cinco décadas, atuou em todas as áreas escolares de forma apaixonada e por vocação. Atualmente é vice-diretora da Escola Ninho Sorriso, da Associação Cavanis. Maria Antonieta também se destaca como escritora, com oito livros publicados e poesias expostas até em mostras internacionais, além de participação em várias exposições de artes plásticas. “Representa o reconhecimento que esta cidade tem pelo meu trabalho. Isso me dá força e coragem para continuar fazendo cada dia melhor. Obrigada”, agradeceu.

VALORIZAÇÃO – Segundo Ricardo Cardoso Filho, presidente da Acecastro, os premiados foram selecionados com base em seu histórico, inovação e contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município. “É a valorização dos nossos empresários e das personalidades. O Tropeiro vem sendo um propulsor para fomentar o crescimento e fortalecimento dos setores assistidos pelas nossas entidades”, afirma.

Kasciano Roberto Morais, presidente do Secom-PR, enfatizou a importância da união entre as associações. “Esse evento mostra a força do nosso associativismo. Gostaria de deixar uma mensagem a todos os associados para que confiem cada vez mais no nosso trabalho para que possamos crescer e revolucionar essa cidade”.

Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Medeiros Gomes ressaltou que em parceria, as entidades representam todos os interesses dos associados. “No agro, somos um dos três maiores valores brutos de produção do Estado e o que se produz no campo gira em empregos e em negócios nas diversas cadeias dentro do município. Essa matéria-prima é trabalhada com inteligência, com garra, pela indústria e pelo comércio. Estamos num bom momento na nossa cidade”, frisou.

O TROFÉU – A premiação regulamentada pela Lei Municipal 3.512 de 2018 reforça a importância da referência aos tropeiros para homenagear e reconhecer empresas, profissionais e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Castro. A obra de arte que dá forma ao troféu é inspirada na rica história da cidade, que foi pouso e ponto de passagem de tropeiros e rebanhos de gado.

“Castro desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, conectando Viamão no Rio Grande do Sul à feira de Sorocaba. Na paragem do Rio Iapó nasce não apenas a nossa cidade, mas se inicia a povoação do Paraná do interior, de toda uma região hoje denominada Campos Gerais”, aponta a diretora de eventos da Acecastro Bianca Rodrigues Mariano.

Mais de 300 pessoas participaram da solenidade, que teve também um show musical com a dupla Builder Brothers e contou com patrocínio da Sicredi Cooperativa de Crédito (ouro), Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda (prata), Comercial Lucol Pré-Fabricados (bronze) e Top Mobi Móveis (bronze). 

Com informações da assessoria de imprensa.


Compartilhe:

Veja também: