Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump anuncia tarifa adicional de 100% sobre produtos da China

O presidente Donald Trump anunciou, após o fechamento dos mercados, nesta sexta-feira (10), que os Estados Unidos aplicarão uma tarifa adicional de 100% sobre importações chinesas a partir de 1º de novembro de 2025. A medida é uma resposta ao que ele classificou como “posição extraordinariamente agressiva da China em relação ao comércio”.

Em postagem na rede social Truth Social, Trump afirmou que a China enviou uma “carta extremamente hostil ao mundo”, indicando planos para implementar controles de exportação em larga escala em praticamente todos os produtos fabricados, afetando todos os países, sem exceção.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

O anúncio ocorreu após declarações anteriores do presidente sobre o comportamento agressivo da China, que já havia pressionado os mercados. Na sexta-feira, o Dow Jones encerrou em queda de 1,9%, o S&P 500 recuou 2,7% e o NASDAQ, com forte presença de empresas de tecnologia, caiu 3,6%. As perdas se estenderam aos mercados futuros após o anúncio da tarifa adicional.

Trump classificou os controles de exportação planejados pela China como “absolutamente inéditos no comércio internacional e uma vergonha moral nas relações com outras nações”. Além da tarifa de 100%, que será aplicada sobre as tarifas já existentes, os EUA também imporão controles de exportação sobre todo e qualquer software crítico a partir de 1º de novembro.

O presidente ainda indicou que a data de implementação poderia ser antecipada “dependendo de quaisquer ações ou mudanças futuras tomadas pela China”. Ele concluiu afirmando que o plano de controle de exportação da China era “obviamente um plano elaborado por eles anos atrás” e que “o resto é história.”


Compartilhe:

Veja também: